Ambiente projetado pela arquiteta Mariana Nogueira relaciona a transformação da mulher e a evolução dos espaços residenciais. Um local charmosos e envolvente para as nossas melhores transformações!

sv1Um ambiente íntimo e de transformação da mulher, onde os elementos também refletem a evolução dos espaços residenciais nos últimos 100 anos. Esta é a proposta da SALA DE VESTIR da 23ª CASA COR Minas Gerais, idealizada pela arquiteta Mariana Nogueira. Móveis, memórias, vestidos e outros objetos femininos compõem o ambiente cênico, que conjuga a área de estar com o local de transformação feminina, em uma espécie de camarim pessoal.

Um dos destaques do espaço são as telas exclusivas do artista plástico Rogério Fernandes, que retratam o feminino contemporâneo. A SALA DE VESTIR traz várias peças garimpadas em antiquário, num ambiente com tapete vermelho e luz indireta para criar um clima aconchegante. Um pórtico demarca a iluminação e divide o espaço, que conta com um grande espelho lateral.

O projeto utiliza aço corten, estrutura metálica e madeira. O papel de parede, fotos e objetos antigos dão um ar retrô ao espaço. “Buscamos neste projeto unir o vintage e o retrô no intuito de contar a história do casarão que abriga a Casa Cor, utilizando como contraponto um tema contemporâneo, que é a Sala de Vestir” explica Mariana Nogueira.

A arquiteta afirma que, além da observação cotidiana, a SALA DE VESTIR tem inspiração nas suas próprias vivências pessoais e nas de outras mulheres de sua família, como avó, mãe e filha. “São experiências, palavras, sons e imagens que traduzem a diversidade feminina e a transformação da mulher ao longo dos anos”, explica.

sv3 CASA COR Minas Gerais

A mostra, que foi aberta no dia 12 de agosto, ocupa em 2017 uma edificação histórica, cuja origem remonta do início do século 20. O casarão é parte do acervo imóvel da extinta Rede Ferroviária Federal, a RFFSA, e teve seus espaços recuperados sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MG).

Com o tema “Foco no Essencial”, a CASA COR Minas reúne um time de profissionais imersos no conceito de recuperação de um imóvel histórico e na sua conexão a uma linguagem contemporânea.

anSOBRE MARIANA NOGUEIRA

Arquiteta com especialização em construção civil, Mariana Nogueira é diretora da Diversa Arquitetura e atua na área há 16 anos, em projetos residenciais e comerciais. “Tenho fascínio pela arquitetura, assim como pelo universo feminino e sua diversidade”, afirma.

sv8SOBRE CASACOR

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2017 chega à sua 23a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

sv6SALA DE VESTIR

23ª CASA COR Minas Gerais

2º piso

De 12 de agosto a 24 de setembro de 2017

Rua Sapucaí, 383 – Centro – Belo Horizonte – MG