ronaldoPara os belo-horizontinos, Cândido Portinari (1903-1962) não chegava a ser apenas um retrato na parede, mas sim o responsável pelos murais interno (a Via Crúcis) e externo (a vida de São Francisco de Assis) na Igreja da Pampulha. No ano passado, com a vinda de uma de suas maiores obras, os painéis-irmãos Guerra e paz, expostos no Cine-Theatro Brasil, um outro lado do legado do artista modernista pôde ser conhecido.

guerra e paz

Outra obra de Portinari ganhou destaque novamente em BH: Civilização mineira, o maior de seus quadros em Minas Gerais, que passou no último ano por processo de restauração. A obra ocupava o antigo Palácio dos Despachos, na Praça da Liberdade, que hoje abriga a Casa Fiat de Cultura.Painel de 2,34m X 8,14m que trata da evolução da sociedade, da mudança da capital mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte, no fim do século 19, sofria com cupins e esbranquiçamento de partes da obra. Para marcar a entrega do painel restaurado ao público, o estilista Ronaldo Fraga criou uma exposição que relê a obra do artista paulista. A mostra Recosturando Portinari será aberta hoje ao público.

civilização mineira

Mais Fraga

Além de Portinari, Ronaldo Fraga também assinou exposições sobre o Rio São Francisco, Bossa Nova e a obra dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa. Uma parte dessas duas últimas está reunida na mostra Moda e literatura, em cartaz no Centro de Referência da Moda, Rua da Bahia, 1.149, Centro. É só descer a rua da Bahia que dá para ver tudo!

ronaldo-fraga-04

RECOSTURANDO PORTINARI

ONDE: Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade, 10, Funcionários, (31) 3289-8900.Visitação de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca. Até 26 de outubro.

FONTE: www.divirta-se.com.br