Renomado sociólogo italiano aponta perspectivas para o futuro destacando a importância do empreendedorismo em nossas vidas.

domenico_de_masi_530

Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País representam 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos, segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “O empreendedorismo vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos e é fundamental que cresça não apenas a quantidade de empresas, mas a participação delas na economia”, afirma.

Em valores absolutos, a produção gerada pelas micro e pequenas empresas quadruplicou em dez anos, saltando de R$ 144 bilhões em 2001 para R$ 599 bilhões em 2011, em valores da época. Os valores foram apurados até 2011 para manter a mesma forma de cálculo considerando os dados do IBGE disponíveis sobre os pequenos negócios.

As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor. No PIB da Indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%). E no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios.

Os pequenos negócios também empregam 52% da mão de obra formal no País e respondem por 40% da massa salarial brasileira. Segundo Barreto, os principais motivos para o bom desempenho dos pequenos negócios na economia brasileira são a melhoria do ambiente de negócios (em especial após a criação do Supersimples que reduziu os impostos e unificou oito tributos em um único boleto), o aumento da escolaridade da população e a ampliação do mercado consumidor, com o crescimento da classe média.

79% das empresas brasileiras se preocupam com a qualidade da gestão (Fonte: FNQ/2013). O Sebrae Minas contribui cada vez mais para o fortalecimento dos pequenos negócios por meio de capacitações estratégicas para o aumento da produtividade, qualidade e competitividade.

Pequenos negócios na economia brasileira

27% do PIB
52% dos empregos com carteira assinada
40% dos salários pagos
8,9 milhões de micro e pequenas empresas

Semana da micro e pequena empresa

Em comemoração à semana da micro e pequena empresa, o Sebrae Minas promove, no dia 01 de outubro, a palestra “Cenários: o futuro chegou”, com Domenico de Masi, autor do best seller “O Ócio Criativo”, fundador e diretor científico da S3. Studium Srl, empresa de consultoria organizacional, formação, pesquisa e comunicação em Roma.

Palestra de abertura da Semana da Micro e Pequena Empresa
Data: 01 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro Sesiminas
Endereço: Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG
Informações: 0800 570 0800
Tradução simultânea
Entrada gratuita
Vagas limitadas