Uma exposição em cartaz no Museu de Artes e Indústrias de Hamburgo, na Alemanha, inova ao abordar tatuagens como obras de arte. Adorei!

Por d

tato 1 O quadro ‘Sem Título’, de Thea Duskin, faz parte da exposição

“Nossa pele é uma dádiva, é um tipo especial de tela”, afirma Susanna Kumschick, antropóloga suíça que fez a curadoria da mostra. Ela conta que foi motivada a realizar a exibição pela necessidade de olhar para corpos pintados de um novo ângulo.

“Na antropologia, a tatuagem é um grande assunto, porque é observada em tantas culturas e tradições. Mas comecei a pesquisar e percebi que ela nunca tinha sido abordada em museus de arte ou design, apenas em museus de história e civilização”, conta.

tato2 Jovem tatuada por Saira Hunjan em 2010

Segundo Kumschick, a volta do interesse do público e das organizações culturais pelas tatuagens é em parte explicada pela arte que explora a imagem corporal. A autora destaca a obra da artista performática austríaca Valie Export: “Em 1970, ela tatuou uma cinta-liga em sua perna, ao ar livre, durante uma performance. Foi uma das primeiras mulheres a criticar a maneira como as pessoas olham para o corpo feminino”, explica a curadora.

Uma de suas peças favoritas na exposição em Hamburgo é uma entrevista com uma mulher falando sobre as tatuagens que cobrem as cicatrizes de uma mastectomia realizada por causa de um câncer. “As tatuagens a fizeram se sentir melhor com seu próprio corpo, o que é um dos principais motivos para se fazer uma tatuagem hoje em nossa sociedade”, afirma Kumschick.

“Meio de Comunicação”

tato3] A artista Fumi Sasabuchi aplica tatuagens em fotos de revistas de moda, como esta.

Kumschick relembra que muitos artistas incluíram tatuagens em suas obras. “Desde cedo, eles foram inspirados pela estética – o corpo humano tem sido um tema na arte há muito tempo, assim como pinturas sobre o corpo”, explica.

Fumie Sasabuchi aplica tatuagens em modelos nas páginas das revistas de moda usando símbolos tradicionais da máfia japonesa, a yakuza. A imagem acima foi criada a partir de uma fotografia da revista Vogue Angels, de moda infantil.

“Tatuagens estão mais na moda agora porque nossa pele hoje fica bem mais exposta que antigamente, então é como se fosse um meio de comunicação”, argumenta a artista. “Dependendo do lugar onde uma tatuagem é aplicada, ela quer dizer uma coisa. Se for no rosto, é praticamente uma declaração, diferentemente do que ocorre se estiver no peito ou no tornozelo.”

Gostou? Então saiba mais em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150324_vert_cul_exposicao_tatuagens_ml