READY TO GO – Investindo no futuro da moda – chega à décima edição e as coleções verão/18 de 12 marcas mineiras iniciantes poderão ser conferidas no estande coletivo do Sindivest-MG, no Minas Trend. A curadoria e organização do projeto é do TS Studio e Carolzinha aqui será jurada…Preparem seus corações!!!

readyO maior concurso mineiro voltado para os talentos criativos de Minas Gerais chega consagrado à sua décima edição. Durante este período, o READY TO GO revelou várias marcas com estilos diferenciados, que seguiram uma trajetória de sucesso com destaque na cena fashion nacional, entre elas Lucas Magalhães, Llas, Jardin, Thays Temponi, Ammis, Anne est Folle, Valéria Mansur, entre outras de destaque.

O diferencial do concurso é oferecer um suporte para os empreendedores iniciantes tanto no quesito estilo quanto nos itens produto, tendência, gestão e comunicação, preparando-os para suas primeiras experiências no mercado. “O objetivo do READY TO GO é identificar, capacitar e divulgar novos talentos com potencial, destacando o trabalho dos jovens designers e suas marcas”, explica Tereza Santos, diretora do TS Studio e responsável pela curadoria e organização do projeto.

Segundo ela, as empresas podem participar do estande coletivo do Sindivest-MG por dois semestres, o que garante visibilidade, divulgação e contatos comerciais no Minas Trend. “Não se trata apenas de uma premiação, mas um trabalho de base e investimento em know how, que beneficia todos os envolvidos, ajudando-os a se introduzirem nesse mercado extremamente competitivo e colocando-os no mesmo nível daqueles que atuam nele”, completa.

O processo de seleção das labels reúne, a cada edição, 12 empresas afiadas, que são avaliadas por um júri especializado composto por jornalistas, estilistas renomados, empresários, designers, formadores de opinião. O vencedor recebe um estande individual para a próxima edição da feira. A entrega do prêmio será no dia 5 de abril, às 16h.

“Para o Sindivest-MG é muito gratificante chegar a dez edições do READY TO GO contando com o apoio da FIEMG na cessão do espaço para participação de novas marcas no Minas Trend. E saber que, de fato, aproveitamos esta oportunidade ao oferecer, além do espaço, algo que, realmente, propicie a essas marcas relevância e subsídio para apresentarem as suas coleções no competitivo salão de negócios do Minas Trend. Neste sentido, acreditamos que o investimento na curadoria do TS Studio faz toda diferença para todos os integrantes do projeto”, ressalta Luciano José de Araujo, presidente do sindicato.

Segundo ele, “ao longo das dez edições, já passaram pelo estande coletivo mais de 60 marcas. Outro ponto que merece destaque é que quatro delas – Plural, Anne est Folle, Lucas Magalhães e Unity Seven – das nove que desfilarão na 20ª edição da feira, começaram no estande coletivo do Sindivest-MG”, ele ressalta.

O projeto conta com apoio da Salamandra Comunicação e da 221 Consultoria.

PARTICIPANTES – Vão participar da décima edição, entre os dias 4 e 7 de abril, no Expominas, as seguintes marcas: Led, Novelo Branco, Ca.Mar, Null&Filled, Candê, Figurati, EDD27, Uplen, Denise Valadares, Miêtta, WNDC Collection e Im.par.

LED_baixaLED – Coleção Andarilhos
A coleção é repleta de elementos que definem a forma como a LED, marca do estilista Célio Dias, enxerga o mundo e o ser contemporâneo. O homem é de natureza livre e tem um espírito nômade, porque ele nunca para. Sempre em movimento, absorve a cidade e as suas viagens como se fossem o mundo e carrega tudo consigo. Sua roupa, então, torna-se a sua própria bagagem com referências do passado e projeções do futuro. Trata-se de um corte no tempo que permite transitar entre passado, presente e futuro. Um listrado geométrico, batizado de "riscos&quot, é traduzido em estampa que remete aos vários caminhos percorridos e não-lineares. A cartela de cores é enxuta e trabalhada principalmente no branco, cinza, preto e off white. A intenção foi mesclar tecidos utilitários, que promovem visuais sofisticadamente despojados, como o neoprene e crepe trabalhado em estampas digitais. O linho e a malha aparecem, ora mais estruturados, ora mais leves. Outra novidade são as peças feitas em telas de algodão com intervenções têxteis.

As modelagens se contrapõem: as amplas X estruturadas e super cosmopolitas X ultra confortáveis, enquanto outras propõem a união do streetwear com a alfaiataria desconstruída e referências esportivas em peças como vestidos, coletes, blusas e saias. O shape da t-shirt, um dos destaques da linha, foi inspirado no movimento urbano da rua para a rua e ganhou estampas que buscam referência nos muros e nas ruas, de forma estilizada. Andarilhos, embora street, prega o conforto e o lifestyle despojado em roupas que tornam-se um acúmulo de histórias e referências de lugares e pessoas que cruzam os nossos caminhos.

NOVELONOVELO BRANCO – Coleção Amantikir, a serra que chora
A estilista Luciana Cordeiro se inspirou nas formas, cores e texturas que a natureza revela. E foi a partir de uma viagem para a Serra da Mantiqueira que o conceito para a criação de suas peças se consolidou. Nasceu, assim, a coleção Amantiki, a serra que chora, titulo do livro do fotógrafo brasileiro Ricardo Martins. As formas são irregulares, fluidas, com movimento e profundidade. Ora o curso natural das águas, ora o movimento misterioso das nuvens. A imponência da serra inspira a modelagem que harmoniza movimetnos e sobriedade, Os comprimentos são longos e quase longos. São vestidos para celebração, em tons de azul, areia e terra, em tecidos como royale, crepe Paris e crepe chanel.

camar b

CA.MAR
A marca de beachwear, de Carolina Martins, vai muito além da moda praia. Além das peças já esperadas, como biquínis e maiôs (que podem facilmente ser usados como bodies), a grife também produz saias, pantalonas e batas. A designer se inspirou no México e na Guatemala para criar a temática da coleção de verão, escolher suas cores e elaborar os modelos. O resultado é colorido, animado, fresco, vivo e alegre. Quatro estampas distintas, cada uma com seu estilo, aparecem nas peças, que conversam muito bem entre si. Os tons escolhidos são o azul, amarelo, rosa e vermelho. Peças com recortes, amarrações, bordados e aplicações fazem a diferença. Entre os detalhes, se destacam bordados, pontos de crochê, pompons.

NULL & FILLED_por_WeberPadua_cl

NULL&FILLED
A marca estreia na 20ª edição do Minas Trend com uma expansão dos looks apresentados pela estilista Mariana Lucchesi, no último Fumec Forma Moda, em dezembro do ano passado. Em sociedade com a publicitária Luiza Mendonça, a dupla questiona, através da moda, padrões de gênero, o papel da mulher na cena fashion e o consumo consciente.

A entrada de tecidos planos na coleção – anteriormente toda em tricô – traz uma mistura de texturas inesperada. As novidades são linho, crepe de viscose, vinil e jeans, sempre priorizando as fibras naturais. As cores da vez são azul bebê, vermelho, bege, preto, verde e lilás. Shapes diferenciados (em A, H, I e X) e estampas inspiradas pelas colagens do artista Cecil Touchon trazem um tom urbano e irreverente às peças, que foram modeladas pensando em corpos masculinos e femininos.

impat

IM.PAR
Mulheres fortes e suas preferências de vestir estão no cerne das criações da designer Júlia Metzker. As formas da coleção verão/18 valorizam a silhueta feminina, marcando a cintura, decotes, fendas, flertando com a sensualidade. Os comprimentos vão do mini ao longo passando pelo mídi e os vestidos sobressaem, embora haja também macacão, saias e blusas. Pontos fortes: o tricô hand made, executado pela estilista, que pontua algumas peças; a presença da moulage; cores como verde greenery, bronze, dourado, prata, off white e azul turquesa. Entre os tecidos, a novidade é o crepe jacquard, em dois desenhos e cores diferentes. E ainda tem cetim duchese, jacquard de cetim e organza.

denise

DENISE VALADARES – Coleção Pérolas do Oriente
A marca homônima participa pela segunda vez do Minas Trend Preview, exibindo a riqueza e a exuberância da cultura indiana em seu verão 2018. A diversidade cultural desses povos, as cores e o misticismo são o ponto de partida para inspirar e caracterizar a nova coleção, através do DNA da marca. Movida pela paixão pelo handmade, a estilista enfatiza o trabalho colaborativo e o minucioso trabalho artesanal, o feito à mão, trazendo a consciência sustentável para suas criações, com o uso de jeans e malhas produzidas a partir de garrafas PET, dentre outros artigos com técnicas sustentáveis. A riqueza e miscelânea cultural da Índia são transpostas para peças atemporais, urbanas e, ao mesmo tempo, clássicas, com shapes básicos sofisticados pelas superfícies em cristais , pedrarias, pérolas e metalizados. Os motivos florais, arabescos e abstratos contornam a coleção em uma cartela de cor pluralizada, retratando a magia da etnia oriental. A marca firmou parceria com a Cedro Têxtil, uma das maiores produtoras de jeans do país, usando seus produtos sustentáveis.

UPLEN PRIME_baixa

UPLEN – Coleção Vitrais Tiffany
Na 20ª edição do Minas Trend a Uplen apresenta sua linha Robe, que traz os elaborados vestidos de festa mineiros. A coleção Vitrais Tiffany, criada pela designer Juliana Cruz, mostra uma mistura do art nouveau com art déco no desenvolvimento dos bordados e na cartela de cor. São azuis, alaranjados e verde junipero intercalados por rosês e dourados. As sedas – organza e zibeline – formatam os modelos, que exibem desde saias sereias à godês. Esses tecidos se harmonizam com pedrarias foscas e acetinadas e possibilitam escolhas de peças, inclusive, para o uso durante o dia.

FIGURATI

FIGURATI – Coleção Mulher Sol
O verão 2018 tem o sol como astro principal e traz a mulher Figurati na sua versão mais poderosa e iluminada. Todo o poder do universo feminino é traduzido em uma coleção forte e brilhante. A designer Mariana Giodarni procura representar, através da matéria- prima usada e dos shapes, toda a forca e importância do sol. A leveza de tecidos fluidos, mixados com bordados rústicos, e tecidos naturais dão origem a modelagens marcantes de muita personalidade. As estampas apresentam motivos que reforçam ainda mais a ideia do natural, com destaque para as que simulam raios solares, e para os desenhos sutis em forma de asas. As rendas, que normalmente remetem a romantismo e delicadeza, são trabalhadas de maneira inusitada, buscando um toque étnico, mas sofisticação. O branco e o dourado são os pontos fortes da coleção. Toques de camelo, azul e rosê iluminam e dão um charme a mais nessa cartela.

mieta

MIÊTTA – Coleção Ela
A Miêta surgiu de um antigo desejo do estilista Fábio Resende de criar peças simples que enaltecessem a força do universo feminino. A coleção Ela foi inspirada no poder das abelhas contrapondo com a delicadeza e beleza das rosas. Nas estampas e nos bordados, o cobre é único, fazendo jus à alquimia e mitologia grega, representando o elemento feminino. A cartela de cores é composta exclusivamente pelo off-white, o mescla cinza e o preto. Os shapes são amplos, em três comprimentos: t-shirt, t-shirt dress e maxi t-shirt dress. A aplicação dos bordados e estampas em cobre enriquecem as peças.

Os desenhos das rosas são da artista plástica Telma Martins, convidada especialmente pelos seus traços fortes e marcantes. A abelha é representada pelo desenho do inseto e favos de mel aplicados na forma de bordados em metal cobre. Essa primeira coleção da marca Miêtta tem como objetivo valorizar a potência da mulher e sua igualdade perante a sociedade, tendo como inspiração várias mulheres do relacionamento pessoal e profissional do estilista. Miêtta e Ela estão organicamente conectadas a um estilo sensível de fazer moda – uma vez que gênero, sexualidade e desejos são dispositivos históricos do poder, o corpo pode significar um espaço estético de resistência.

edi

EDD27 (Ed Diana 27) – Coleção Deslocamento
O nome da coleção é Deslocamento e a palavra chave é gratidão. A marca nasceu inspirada em um breve momento em que o estilista Ed Diana tenta se reinventar na savana do mundo fashion, trazendo para o projeto a sua vasta experiência no segmento da moda festa, e reverberando seu aprendizado e conhecimento do universo dos bordados. Alguns, ele mesmo executa; outros são elaborados em parceria com suas bordadeiras. Os temas são aleatórios e divertidos – o que mais interessa ao estilista é sair da curva fashion e trabalhar com customizações usando seus bordados em peças únicas, como camisas, jaquetas, calças, bolsas e tudo que possa ser customizado e transformado em arte vestível ou como elemento decorativo. A ideia surgiu através de telas bordadas e emolduradas – uma bela maneira de apresentar um trabalho original decorativo envolvendo arte, moda e decoração.

CANDE

CANDÊ
Leveza, tranquilidade, frescor e conforto são as inspirações da Candê, de Alexandre Franco, para o verão/18. Com uma estamparia focada em geométricos, listras, poás e com um leve toque de florais, as peças são atemporais e cheias de estilo. Em pauta, vestidos longos e curtos e saias delicadas para serem usadas do dia à noite, com pegada resort. Uma novidade para essa estação, os bodies – complementos para peças mais fluidas, transparentes -, pensados também para serem usados sozinhos ou acompanhar saias, calças e vestidos. As cores vão das mais claras às mais vibrantes: azul, rosa, laranja, vermelho, dourado e suas variantes. Entre os tecidos, crepes, musselines, e jérseis, que são o carro-chefe da marca.

WMDC COLLECTION_baixa

WMDC COLLECTION
A WMDC Collection apresenta sua nova coleção com a força da natureza visceral. Para o verão/18 a marca de Davidson do Carmo arrisca vestidos desenhados no tules explorando a transparência e sensualidade femininas. Com um toque romântico, o bordado manual enfoca as riquezas naturais do país, apresentadas com toques leves, fluidos e delicados, além de muito brilho, que remete à ideia da exuberância botânica.

Difícil vai ser escolher um só…SUCESSO!!!

 

EDITORIAL:As fotos são de Weber Pádua e foram feitas na Galeria Lemos de Sá, usando cenário da exposição Tubarões, do artista Sérgio Machado.A escolha é uma associação à coragem dos participantes do projeto de lançarem suas marcas e suas ideias em um mercado repleto de “tubarões”, grifes já renomadas e estabelecidas.​​​​​