Desfiles fazem parte do calendário da moda de Belo Horizonte e vão agitar a noite de hoje. O único problema é julgar essa turma que já é um sucesso!!!

A 25ª edição do FUMEC FORMA MODA, que será realizada no dia 4 de julho, às 20h, chega com novidades, entre elas a estreia de um novo local. Desta vez, o evento será realizado na Casa Tua, no Jardim Canadá. O tradicional desfile de formatura, resultado do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – do curso de Design de Moda da Fumec, contará com a participação de 14 novas estilistas, que apresentarão vários temas na passarela.

Já a aluna Bárbara Guimarães Jorge assina a monografia Sentidos do corpo: moda e performance em Marina Abramovic. A artista foi escolhida como objeto empírico pela intimidade com o universo da moda e pelos inúmeros trabalhos que propõem uma intercessão entre pele, tecido e significado.

A produção executiva é da Voltz Design e a direção artística dos desfiles está sob a responsabilidade de Rodrigo Cezário. A coordenação geral do evento é comandada pelo professor Antonio Fernando, coordenador do curso de Design de Moda da Fumec.

a10

Gabrielle Teles – Coleção Adverso

A década de 1990 foi marcada por temas que exploravam o obscuro, o estranho, dúvidas e pessimismo. Nesse cenário caótico surge Marilyn Manson, que confronta toda a superficialidade da sociedade na época, ainda presa aos anos 80. É nesse contexto que a designer Gabrielle Teles desenvolveu a coleção Adverso inspirada no rock e aponta a banda Marilyn Manson como principal representação dessa estética. A coleção apresenta como destaque a textura e estamparia como resultado da experimentação feita pela aluna. Traz o contraste entre claro e escuro, peso e leveza, a tradução da dualidade característica da obra de Marilyn Manson refletida até mesmo na escolha da cartela de cores acromática. É através do rock que as peças exprimem o streetwear noventista alternativo, somado às características do visual heroína chique e tecidos diferenciados como sarjas, fustão, camurça suede e tecidos de experimentação. Combinação perfeita para o público consumidor de música e amante da década.

Ficha técnica
Fotografia/vídeo: Fábio Araújo
Beleza: Nathália Aguiar
Modelo: Natalia Sander
Costura/Modelagem: Dora Teles
Trilha: Mister Superstar
Orientação: Rosângela Mattana

bf

Bárbara Feu e Fernanda Rubinich – Coleção Myanmar

Myanmar é uma coleção beachwear, feminina, na qual as estilistas Bárbara Feu e Fernanda Rubinich foram buscar inspiração na antiga história do Império Birmanês (antiga Birmânia), hoje Myanmar, traduzindo sua cultura singular e tradições milenares. Representam nessa coleção o requinte e a abundância de um período riquíssimo, no qual o ouro e as pedras preciosas se misturam com um colorido mágico das festas populares. Bodies e biquínis inéditos, desenvolvidos com modelagem exclusiva e um design de superfície cautelosamente analisado e selecionado, fogem do convencional e farão sucesso na praia, na piscina ou fora dela.
A sensação de desbravar um lugar que poucos conhecem e desenvolver essa coleção é um dos motivos que nos levam a conhecer Myanmar, lugar de energia vibrante, exótico e fascinante.

Ficha técnica
Fotografia: Luciane Spitali
Beleza: Bruna Vaintraub
Modelo: Celina Barbi
Costura/Modelagem: Dalila
Bordado: Luna moda festa
Vídeo/trilha: Olivia Mucida
Styling: Bárbara Feu e Fernanda Rubinich
Orientação: Tereza Leão

a5

Laís Alcântara dos Anjos – Coleção Sines

Em um mundo cada vez mais tecnológico e digital, muitas das experiências vividas e das decisões tomadas, ainda que intimistas, são privadas de uma faculdade básica do ser humano: a de sentir. É com o intuito de resgatar o aspecto sensorial, portanto, que a designer Laís Alcântara apresenta Sines. A coleção, inspirada no impressionismo, constrói listras numa perspectiva mais ilusória, com texturas orgânicas e entre transparências do étoile, preenchidas por bordados em ponto cheio. As peças possuem uma modelagem oversized, com pequenos recortes, para revelar a pele de modo sutil e delicado, contando, ainda, com uma cartela de cores composta por tons suaves de pêssego, azul marinho e off white, que remetem às telas impressionistas. Sinestesia, o conceito por detrás da coleção, representa a união de várias sensações a partir de uma única impressão e traduz, desse modo, a intenção da designer de estimular o sensorial, tanto por meio do tato, quanto pela visão.

Ficha técnica:
Beauty: Rodrigo Caetano
Costura/Modelagem: Beatriz Schettini
Fotografia/Vídeo/Trilha: Estúdio Caxapreta
Modelo: Joana Saar
Styling: Laís Alcântara
Orientação: Carla Mendonça

a7Marjorie Ferreira – Coleção Mímeses

A coleção Mímesis da designer Marjorie Ferreira surge a partir do encontro entre a pele e a natureza. Baseada, primordialmente, no conceito de adaptação vindo do fenômeno do mimetismo, a coleção aborda temas como a passagem do tempo e as falhas que esta nos expõe.
A pele é a primeira camada que apresentamos à sociedade e está sempre em desajuste, pois fica mais exposta e sofre as maiores mudanças. É a analogia das plásticas, das tatuagens e das mudanças corporais. Desenvolvida em uma cartela de cor inspirada em tons vindos da natureza, a designer desenvolveu técnicas manuais utilizando linhas e recortes que interferem na superfície dos tecidos e se mesclam intuitivamente, para representar as marcas corporais que carregamos devido à influência do meio em que vivemos. Mímesis é a discussão do indivíduo versus sociedade, onde ele está sempre em constante necessidade de adaptação ao meio para sua própria sobrevivência social.

Ficha técnica
Beleza: Rodrigo Caetano
Costura/Modelagem: Marlene Negrão e Daniela Faria
Fotografia/Trilha/Vídeo: Estúdio Caxapreta
Modelo: Júlia Metzker
Styling: Marjorie Ferreira
Orientação: Rosangela Mattana

a1

Katherine Oliva – Coleção Littera

Littera, coleção lançada pela designer Katherine Oliva, se inspira na literatura para criar algo que, além de estilo, apresenta conteúdo poético e exala autonomia. Na literatura, alguém (narrador) conta algo (história) a alguém (leitor). Na moda, o processo é bem parecido: o designer (criador) irá contar algo (conceito) a alguém (sociedade) através da linguagem da moda. Com uma cartela de cor inspirada nas grandes e antigas capas e livros de obras literárias, a coleção representa as páginas do livro com suportes têxteis, que são recriadas por meio de pregas e sobreposições. O texto terá sua narrativa transmitida por meio da técnica de pintura manual e serigrafia, onde se lê perfeitamente o caráter da representação. As capas, geralmente grossas e imponentes, com costuras de proteção, são representadas em couro decorado com algumas peças de abotoamentos, assim como as fivelas de livros antigos. Littera traz a ressignificação da literatura em forma de moda.

Ficha técnica
Fotografia: Estúdio Caxa Preta
Modelo: Victoria Lins
Beauty: Rodrigo Caetano
Styling: Katherine Oliva

a4

Pauline Pires: Coleção Ímpeto

Dividir, separar e classificar é a melhor forma de padronizar e tratar todos como iguais sem, no entanto, observar as particularidades de cada indivíduo. A imposição de identidades universais ofende a diversidade, a diferença e a pluralidade. A coleção Ímpeto, da designer Pauline Pires, faz um paralelo entre a moda e a heterogeneidade, mostrando que na sociedade contemporânea deve-se celebrar as diferenças. Com formas livres e assimétricas, em cortes a laser no couro e em drapeados formando ondas na musseline, a coleção conta com uma geometria abstrata em camadas. Em azul marinho, laranja e palha, contrastam e dão um ar urbano e elegante, traduzindo assim a importância da diversidade e tolerância na sociedade atual. Nos acessórios a inspiração se revela a mesma, por meio de bijuterias e calçados com formas orgânicas e geométricas, também desenvolvidos pela designer.

Ficha técnica
Beauty: Rodrigo Caetano
Costura e modelagem: Danilo Araújo
Fotografia e vídeo: Estúdio Caxapreta
Modelo: Gabriela Gomierato
Styling: Pauline Pires
Orientação: Carla Mendonça

a9Paloma Bower – Coleção Madness – Facilis Descensus Averno

A coleção Madness – Facilis Descensus Averni foi criada a princípio como um figurino para adaptação em live action, se inspirando tanto no próprio estilo burtonesco quanto também no expressionismo alemão e a moda steampunk, o que transforma todo o estilo em um completo mundo de fantasia e loucura. Ao entrar nesse mundo, foram criadas peças com muita transparência, tecidos volumosos, armações que dão volume aos looks, muitas correntes, arames e espartilhos e muito contraste nas cores que dão ênfase ao gótico e aos personagens. Os espartilhos bordados à mão, tecidos criados a partir de retalhos destruídos, organza cristal e prada nas cores preto e branco fazem com que o mix de tecido seja combinado de forma harmoniosa entre os looks, deixando-os mesmo com a ideia do estilo steampunk, ainda sim sofisticados.

Ficha técnica
Beauty: Ariane Tavares
Costura/Modelagem: Marilene Rocha Alves
Fotografia: Deiler Dias
Modelo: Gabriel Jeske
Styling/Trilha/Vídeo: Paloma Bower
Orientação: Rosangela Mattana

a8

Giovanna Lanza – Coleção Luxuriant

A palavra barroco é definida no dicionário como um estilo de diversas formas de expressão, caracterizado pelo comum excesso de adornos e formas livres, que se opõe ao classicismo. Complexo, é universo vasto de uma cultura rica, uma era de aprendizado onde o desenvolvimento de um modo geral marcou gerações. Essa definição inspiradora sobre um universo repleto de informações relevantes resulta em um interesse profundo que inspira a estilista Giovanna Lanza a criar uma coleção repleta de significado e sentimentalismo, onde cada detalhe fez a diferença para representar essa arte fora do óbvio. A principal questão foi trabalhar com texturas em técnicas experimentais de bordado, que levassem uma bagagem rica em conceito através da escolha das frases que seriam trabalhadas e que o público leigo pudesse ser capaz de compreender a beleza da coleção sem precisar ter um conhecimento profundo da mesma. A mistura de tecidos que compõe os looks também foi pensada como uma extensão do conceito, não só nas peças de maneira individual, mas na composição de cada uma, para formar uma produção rica em detalhes, elegância e modernidade. A cartela de cores, pensada para retratar o jogo de luz e sombra com preto e dourado, ganha dramaticidade com o acréscimo de um vermelho vivo e intenso, destacando as peças com a intenção de causar impacto.

Ficha técnica
Beauty: Rafaela Sousa
Costura: Lucinda
Modelagem: Maria Vitoria
Fotografia / Vídeo: Luiza Miguez
Modelo: Nadine Cardozo
Orientação: profa. Carla Mendonça
Styling: Giovanna Lanza

a3

Giulia Petrocchi – Coleção Margem

Para provar que o feito à mão tem muito valor, Giulia Petrocchi, na coleção Margem, traz à tona propostas autorais em peças conceituais e desejáveis. Ao criar saias e acessórios únicos, que zelam pela cultura dos artesãos que rodam o mundo fazendo peças singulares, a designer remete à liberdade de expressão por meio de artigos feitos totalmente à mão em estruturas de arame e fios têxteis. Cada peça carrega em si uma identidade criativa diferente, explorando a liberdade que os materiais oferecem. Nas cores dos fios está simbolizado o estado de espírito dos artesãos, representando em magenta a coragem, em amarelo o otimismo e em azul a liberdade.
A inspiração do trabalho vem do documentário Malucos de Estrada, do coletivo Beleza da Margem, que trata do modo de vida de pessoas que viajam pelo país, a pé ou de bicicleta. Eles usam materiais da estrada para fazer artesanato e vivem à margem do modo de vida tradicional. O filme aborda a luta contra a opressão que os artesãos sofrem, pois nos últimos anos sua existência foi folclorizada e até mesmo criminalizada pela sociedade, gerando um processo de invisibilidade. A moda é a representação do tempo em que vivemos, um reflexo direto da cultura. O mundo globalizado ficou repleto de produtos pasteurizados e, com o tempo, o trabalho manual foi desvalorizado. O feito à mão é importante para manter a cultura e a personalidade de cada lugar e, mesmo agora, em uma sociedade industrial, esse trabalho ganha espaço novamente e começa a ser considerado o luxo que verdadeiramente é.

sofia

Sofia Estanislau – Coleção Exis.tir

Envolto pelas singularidades dos ditados populares e pelas crenças brasileiras, o preto se torna evidente em grandes fatos e histórias contadas. Com a coleção Exis.tir, a designer Sofia Estanislau propõe uma retratação da permanência dos significados inseridos na cor preta, trazendo uma ótica mais contemporânea para essa tonalidade. A coleção explora o toque e o olhar, buscando peças que possuam uma individualidade para contrapor com a cartela monocromática. Tecidos manualmente desenvolvidos, o toque através do bordado e detalhes em couro tornam o projeto precioso em texturas e tato. A modelagem overzsided justaposta com a alfaiataria cria uma sintonia e equiparação entre os tecidos.

Ficha técnica
Beauty: Rodrigo Caetano
Costura e modelagem: Danilo Araújo
Fotografia/vídeo/trilha: Estúdio Caxapreta
Modelo: Alessandra Jasper
Styling: Sofia Estanislau

a6

Lígia Lapertosa – Metamórphosis

A Tyyli, comandada por Lígia Lapertosa, completa cinco anos. Em comemoração ao aniversário, a designer de moda, que sempre buscou encantar a mulher contemporânea com peças elegantes, práticas e, ao mesmo tempo, versáteis, lança uma pocket collection exclusiva e desenvolvida para demonstrar a história e os princípios que a marca construiu ao longo desses anos. A minicoleção, composta por três looks, que se desmembram em outros, oferece funcionalidade, usabilidade e requinte na vida da mulher. A adaptacão do visual se dá de acordo com o ambiente e a ideia que a consumidora desejar propagar. As peças, com uma linguagem minimalista e geométrica, são produzidas com tecidos de alfaiataria, com um acabamento impecável, e são duplicadas para proporcionar conforto e possibilitar a transformação e o dinamismo. A cartela de cores composta por preto, off white, verde e azul marinho cria uma combinação sofisticada de tons versáteis.

Ficha técnica
Beleza: Mari Make Up
Fotografia: Joana Costa
Modelo: Karol Souza
Produção/Styling: Lígia Lapertosa
Orientação: Carla Mendonça

isadora

Isadora Vieira – Coleção Alter

As roupas somente adornam a nossa superfície ou também ecoam o nosso inconsciente? Com a coleção Alter, a designer Isadora Vieira traz para as passarelas uma série que responde a essa pergunta com peças que reverberam o que se passa no interior. Em cores duras, como o preto e o ferrugem, a coleção reafirma a lição básica de que a moda é uma extensão do indivíduo e adiciona a isso uma nova função: a moda como fala do que há dentro de nós, em cada estrutura e em toda exuberância. Dobraduras feitas em organza se misturam à pureza do linho, especialmente tingido em tom de ferrugem, para dar forma às peças estruturadas em cortes minimalistas e shapes delicados. Brandura e exuberância se harmonizam nos tecidos, que são cuidadosamente trabalhados em frisos de seda pura, dando ao acabamento um caráter exclusivo.

Ficha técnica
Beauty: Noeli Francis
Costura/Modelagem: Socorro
Fotografia: Sérgio de Rezende
Modelo: Anna Nunes
Styling: David Souza
Trilha e Vídeo: Paulo Raic
Orientação: Rosangela Mattana

lw

Luciana Lobato – Coleção Desvio

Fetiche: objeto que se cultua por se atribuir valor mágico, erótico e/ou sobrenatural

A partir da ideia de que a lingerie é símbolo de sensualidade e poder feminino, a designer Luciana Lobato se inspira no universo do fetiche, desconstruindo o conceito de distúrbio e referindo-se à real percepção dos desejos e prazeres por meio do encantamento e mistério que envolve o tema. A mulher por trás da coleção Desvio pode ser representada pelas três personagens apresentadas nos looks: puritana, dominatrix e submissa. Ela transita pelo universo fetichista sem preconceitos e tabus, vestindo da seda pura ao látex, do cinto de castidade ao chicote. Tudo isso por pura paixão estética e ilusória pois, no fetiche, tudo é uma cena, combinada previamente pelos protagonistas e com a intenção de criar um mundo lúdico, sensual e envolvente.

Ficha técnica
Beauty: Luiza Pace
Costura/Modelagem: Vitoria Martins Vieira /Luciana Lobato/ Anelita/Lucas Ares/Cida
Fotografia: Weber Pádua
Modelo: Paula Lourenzo
Styling: Davi Leite
Vídeo: Pedro Estrada e Pedro Teixeira
Orientação: Carla Mendonça

a204

Brenda Ribeiro – Coleção Austerity

Sabe-se que moda e literatura nutrem-se, reciprocamente, no universo da cultura popular – afinal, ambas trabalham com a representação da realidade e valem-se do sofisticado campo da imaginação humana. Austerity é produto direto dessa ligação. A coleção da designer Brenda Ribeiro busca refletir as tendências políticas e os problemas sociais enfrentados por esta geração para quem a moda atua como fator potencialmente decisivo. Ainda que muito se especule, nesta e outras décadas, muitas são as incertezas sobre o futuro. A menor delas, no entanto, é que a moda, enquanto linguagem, continue a exercer papel de destaque nas relações do indivíduo com a sociedade e consigo próprio. Em peças acromáticas, Austerity é o retrato experimental e desafiador dessa contínua e persistente preocupação.

Ficha técnica
Beauty: Noeli Francis
Costura/Modelagem: Danilo Araújo
Fotografia: Sérgio de Rezende
Modelo: Bruna Vieira
Orientação: Rosangela Mattana
Styling: David Souza
Trilha/Vídeo: Paulo Raic

MONOGRAFIA

Bárbara Guimarães Jorge
Título: Sentidos do corpo: moda e performance em Marina Abramovic

“As pulsões são, no corpo, o eco do fato de que há um dizer” (Lacan)

A monografia intitulada Sentidos do corpo: moda e performance em Marina Abramovic, de Bárbara Guimarães, estuda os variados sentidos (estéticos e culturais) do corpo na contemporaneidade, em especial na arte performática. A artista foi escolhida como objeto empírico pela intimidade com o universo da moda e pelos inúmeros trabalhos que propõem uma intercessão entre pele, tecido e significado.
Com o objetivo, então, de analisar o corpo como suporte, define-se, no primeiro capítulo, as potências e limites da arte performática. Apresenta-se a forma como o artista comunica-se com o espectador por meio dos movimentos corporais, além do que traz (ou deixa) nele, como objetos, figurinos, adornos e até mesmo cenários que, juntos, completam uma cena.
A partir daí, no segundo capítulo, expõe-se de forma mais específica os estudos sobre o corpo na contemporaneidade e sua relação com a moda. A seguir, no terceiro, a obra de Marina Abramovic é apresentada e são elencadas três nas quais são colocados em diálogo o corpo performático e o da moda.

Ficha técnica
Performance: Dozing Consciousness
Ano: 1997
Foto: Luciana Brito Galeria

SUCESSO!