Cris Souza é daquelas guerreiras doces que a gente precisa ter na vida. E desde que a conheci, há alguns anos atrás, me apaixonei pela seu talento e competência. Grande ceramista, hoje ela vem falar sobre uma nova fase da sua vida que começou com o nascimento da sua Estela… Descubra!

crisCris, qual a sua formação?

Sou graduada pela Guignard em Educação Artística,  fiz especialização em História da Arte e Cultura pela UFMG e em Arteterapia -Integrarte – Centro de Atividades – Faculdade Vicentina. Busquei também o curso Técnico em Cerâmica – SENAI Mario Amato – São Bernardo do Campo em 2009 e fiz alguns cursos em BH com ceramistas muito importantes, como Angela Maciel, Adel Souki, Erli Fantini e Laila Kierulff

cerVocê acredita que a maternidade mudou a sua forma de trabalho?

O mundo transformou dentro e fora. Desacelerar foi uma necessidade, o tempo ganhou um domínio que eu desconhecia. Com isso, tive mais atenção em que poderia fazer com mais prazer e automaticamente ter mais retorno pessoal e financeiro. Os cursos de cerâmica tem outra dinâmica, outro tempo. Além da técnica que o aluno busca, ele se apropria de outros elementos essenciais que oferecemos durante a estadia no ateliê. A argila, além de ser um elemento com várias capacidades mecânicas e visuais, tem um poder transformador pra nossa alma. Podemos contar com sua capacidade terapêutica nesse processo de aprendizado.

cer1Depois de várias experiências em projetos super o bacanas, hoje você tem um ateliê onde ministra cursos. Quais são eles?

Hoje eu ofereço os seguintes cursos:

-Torno elétrico

-Técnicas de modelagem

-Esmalte cerâmico – mais especializado para ceramistas

-Cerâmicas especiais para gastronomia

Sendo que tenho turmas tanto adultas quanto infantis.

cer2

Qual o campo de atuação de um ceramista?

Nosso cotidiano é repleto pela cerâmica. O ofício é muito antigo e amplo. Nosso vasinho de barro foi feito pelo oleiro em um torno mecânico ou simplesmente feito manualmente por um artesão. O nosso alimento é envolvido por uma vasilha de louça e a água armazenada no filtro de barro. O azulejo foi feito por alguma fábrica, assim como vidro que nos protege do tempo. Todos esses materiais são feitos por um profissional que tem um conhecimento empírico ou técnico da cerâmica.

BH acolhe um grande número de ceramistas que trabalham a arte cerâmica. É um grupo numeroso que se reúnem em suas oficinas, feiras, exposições para divulgar e comercializar seus trabalhos. Há também aqueles que trabalham sozinhos também. No norte de Minas Gerais temos o trabalho expressivo das ceramistas do Vale do Jequitinhonha, onde a economia local é fortemente movimentada por essa arte. Nomes como a saudosa Dona Isabel com seu incrível trabalho social e artístico devem ser sempre citados.

Você me falou a respeito de um projeto chamado “Ateliê de Portas Abertas”. Do que se trata?

O Dia do Ceramista em maio é uma data comemorada em todo o mundo e BH também participa. Grande parte dos ateliês abrem suas portas e oferecem aos convidados uma vivencia especial. Podem encontrar exposições, apresentações de técnicas, oficinas e vivências. A visita é gratuita, para os eventos especiais pode ser cobrado alguma taxa. Vale muito a pena conhecer e participar! No final do ano, acontece a tradicional Feira de Cerâmica Mercado Central onde muitos artistas estão lá com seus trabalhos. Marque na agenda!

Coletivo Cerâmica MG – Ateliers de portas abertas 2017

 

cermaicaComo as pessoas podem se inscrever?

Entrando em contato comigo pelo telefone, whatsapp
e redes sociais.

Tel: 31 97140-5650

Face: https://www.facebook.com/CrisdSouza