Camesa dá dicas práticas para deixar as tarefas diárias mais fáceis. Saiba mais:

Com a recomendação de ficarem em casa nos próximos dias, muitas pessoas estão aproveitando o tempo livre para investir na famosa, e nem sempre tão querida, arrumação e organização dos ambientes. Pensando nisso, a Camesa , marca especialista em desenvolver a mais completa linha de cama, mesa, banho e decor do mercado brasileiro, separou algumas dicas que podem ajudar e tornar esse momento mais fácil. “Com a inserção de pequenos hábitos, colaboração e uma rotina diária, é possível manter a residência sempre limpa e organizada em menos tempo do que se pode imaginar”, incentiva Ruth Shammah, consultora da Camesa.

A seguir, confira as sugestões:

Arrume a cama diariamente: O simples fato de arrumar os lençóis, cobertas e travesseiros já desperta uma sensação de quarto mais organizado. Outra dica é manter as portas dos armários fechadas, principalmente se o guarda-roupa também não está em ordem.

Pia sempre limpa: Evite deixar as louças para serem lavadas depois. O ideal é que sejam limpas imediatamente após as refeições. Dessa forma, além de evitar a aparição de insetos que podem ser atraídos pelas sobras dos alimentos, ajuda a manter a organização do espaço.

“Para não sobrecarregar ninguém durante esse processo, solicite que cada membro da família lave o que utilizou. Na verdade, a ajuda aqui pode começar já no preparo da comida, enquanto um faz o almoço ou jantar, o outro já organiza a limpeza da pia. Assim, todos contribuem e o tempo livre pode ser utilizado para outras atividades”, indica Ruth.

Cozinha impecável: Por ser um ambiente sensível devido a preparação de alimentos, recomenda-se varrer e passar um pano úmido todos os dias. Os eletrodomésticos como micro-ondas e fogão também precisam receber atenção especial.

Otimize o tempo: Vai tomar banho? Aproveite e limpe o banheiro. Água e sabão no box, cloro no vaso sanitário, desinfetante no ralo e assim por diante. No entanto, separe ao menos um dia da semana para dar aquela faxina geral, sem esquecer dos azulejos e teto.

Escove os pets: Grande parte da população possui animais de estimação e, embora sejam fofos, são os responsáveis por deixar rastros pela casa inteira. Uma boa maneira de amenizar esse problema é mantê-los escovados. Isso ajuda pode ajudar a diminuir a quantidade de pelos espalhados, principalmente, em estofados.

Sem bagunça: A sala tende a ser o espaço mais frequentado da casa e, por isso, acaba sendo o mais desorganizado. Nesse cômodo, o ideal é não deixar objetos espalhados. Cada coisa deve ter seu lugar, como o controle remoto, por exemplo. Outra dica importante é manter as almofadas e mantas sempre alinhadas e bem acomodadas no sofá, que deve ser aspirado regularmente.

Não esqueça do quintal: A área externa costuma ser deixada de lado durante os afazeres domésticos, mas assim como os demais ambientes, ela também faz parte da casa e precisa de atenção. Normalmente, detergente neutro e uma boa vassoura dão conta do recado. Em casos mais específicos, vale utilizar uma lavadora de alta pressão.

“Caso a residência possua calhas, é importante dar uma olhada também. Aqui, mais uma vez, pode ser solicitada a ajuda de uma outra pessoa, que pode segurar a escada, por exemplo. Com acessórios apropriados é só retirar folhas secas e sujeiras, que acabam se acumulando com o passar do tempo. Fazer essa limpeza regularmente é importante para evitar entupimentos”, finaliza Ruth Shammah.