CONVERSA ARTISTA/CURADOR

O bate-papo será transmitido nesta quarta-feria 22/04 às 16h através do IG @shannon_botelho.

“Trabalho principalmente com porcelana branca, faço instalações, e também com pintura, desenhos, fotos e vídeos. Minha pesquisa parte de um interesse sobre ordens, e sobre a delicadeza dessas ordens e sobre como todos os sistemas precisam se reorganizar constantemente para sobreviver.

Quando escolho um material para trabalhar, busco aprender da experiência, não tenho um objetivo pré definido. No trabalho com porcelana, por exemplo, uso técnicas básicas, como fazer potes, cordas e placas. Dessa maneira acredito que crio as condições para o material expressar suas possibilidades e a partir daí eu posso explorar seus limites e fragilidades. As formas surgem no caminho, são fruto da interação entre meu corpo e a argila, e também fruto de desafios técnicos que vão surgindo. Na pintura acontece o mesmo, experimento diferentes suportes e vou entendendo como a tinta reage a cada um deles.

Além disso, o desenho e a pintura também são um meio para colecionar imagens afetivas que inspiram ou provém do trabalho com argila. Essas imagens vem da observação de objetos cotidianos ou são projetos de esculturas que gostaria de realizar, um influencia o outro…Vejo meu trabalho como uma valorização das minúcias, um trabalho que requer contemplação para ampliar suas possibilidades.

Ultimamente estava trabalhando em uma série de pinturas a óleo sobre porcelana, o que é algo novo, como se duas áreas de interesse se encontrassem. No entanto, quando a crise do Covid 19 chegou eu estava em Belo Horizonte, minha cidade natal, e agora não posso voltar para São Paulo. Estou aproveitando para realizar novos trabalhos aqui. Isso está sendo um desafio, mas também inspirador, um exemplo prático e óbvio da delicadeza das ordens.”

Não perca!

#TODOSEMCASA