“Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura” é tema do encontro

Dia 11 de agosto, às 20h, com transmissão pelo YouTube do Memorial Minas Gerais Vale, a escritora e ensaísta Conceição Evaristo e a crítica de arte Júlia Rebouças falam sobre as “Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura”. Conceição Evaristo aborda a linguagem poética e outros modos de interpretar e dizer o tempo, os seres e as relações. Já a crítica de arte Júlia Rebouças analisa a relevância de novas proposições, visões sociais e construções coletivas para a cultura contemporânea. Discute, ainda, o papel das instituições culturais nos novos cenários.

Com curadoria colaborativa e investimento de Casa Fiat de Cultura, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau, evento reúne importantes pensadores brasileiros, de 14/07 a 18/08, sempre às terças. Gratuitas e com transmissão simultânea em Libras, as conversas serão mediadas pela jornalista Daniella Zupo.

Conceição Evaristo

Escritora, ficcionista e ensaísta, é mestre em Literatura Brasileira, pela PUC Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua primeira publicação (1990) foi na série “Cadernos Negros”, do grupo Quilombhoje. Conta com sete livros publicados, entre eles, o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015). Cinco deles foram traduzidos para o inglês, o francês, o espanhol e o árabe. Em 2018, recebeu o Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; o Prêmio Nicolás Guillén de Literatura, pela Caribbean Philosophical Association; o Prêmio Mestra das Periferias, pelo Instituto Maria e João Aleixo. Escritora homenageada em diversas Feiras Literárias, a mãe de Ainá – sua especial menina – teve três de seus sete livros aprovados, em 2019, no PNLD Nacional. Também foi a escritora homenageada da “Olimpíada de Língua Portuguesa”, pelo Itaú Social. No mesmo ano, lançou, Poemas da Recordação e Outros Movimentos, em edição bilíngue (português/francês), no Salão do Livro de Paris. Ainda em 2019, foi homenageada pelo Prêmio Jabuti, como personalidade literária.

Júlia Rebouças

Curadora e pesquisadora de arte, realizou a curadoria do 36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão, MAM-SP (2019). Ainda em 2019, foi curadora de “Entrevendo: Cildo Meireles”, no Sesc Pompeia, em São Paulo, com Diego Matos. Integrou a comissão de seleção e acompanhamento curatorial da 7ª edição da Bolsa Pampulha 2018/2019. Em 2018, realizou, como curadora, as exposições “Entrementes”, de Valeska Soares, na Estação Pinacoteca, em São Paulo; e “Mitomotim”, mostra coletiva no Galpão Videobrasil, também na capital paulista. Foi cocuradora da 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva (2016). De 2007 a 2015, trabalhou na curadoria do Instituto Inhotim, em Minas Gerais. Foi curadora adjunta da 9ª Bienal do Mercosul (2013), em Porto Alegre. Tem graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2006). É mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFMG (2017).

Daniella Zupo

Jornalista, escritora e documentarista. Com mais de 20 anos de experiência nas redações, trabalhou como repórter, correspondente internacional e editora e apresentadora de TV e rádio, já tendo entrevistado as principais personalidades culturais do país. É diretora e roteirista da premiada webserie documental “Amanhã Hoje é Ontem”, selecionada para o RioWebFest como uma das melhores webseries brasileiras de 2016. O livro Amanhã Hoje é Ontem, que abriu a programação oficial da Fliaraxá 2017, recebeu menção honrosa da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e marca sua estreia na literatura. Atualmente, é comentarista da rádio Itatiaia e colaboradora da revista Pasmas!. Desde 2019 é integrante da Academia Novalimense de Letras. Comanda, em suas redes sociais, os programas “Meus discos, meus livros e nada mais” e “Friday Night Live”, programa semanal de entrevistas com convidados de diversas áreas da cultura e do comportamento.

SOBRE O WEBINÁRIO “CONVERSAS SOBRE PERGUNTAS”

Quais os significados deste momento para a humanidade? O que tal experiência transformará em nós e no mundo? Como elaborar – e pôr em prática – mudanças necessárias aos novos tempos? Eis algumas das questões a serem respondidas por grandes nomes do pensamento brasileiro, que, nos meses de julho e agosto, participam do webinário “Conversas sobre perguntas”, evento criado, promovido e financiado, em curadoria colaborativa, pelos equipamentos culturais Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrantes do Circuito Liberdade. Mediados pela jornalista Daniella Zupo, os encontros online, realizados de 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feiras, às 17h, contarão com respostas e ideias do líder indígena Ailton Krenak (14/7), da futurista Lala Deheinzelin (21/7), do economista e professor Eduardo Albuquerque e da administradora e professora Grazi Mendes (28/7), do psicanalista Christian Dunker (4/8), da escritora Conceição Evaristo e da crítica de arte Júlia Rebouças (11/8) e, no encerramento, no dia 18/8, do físico e astrônomo Marcelo Gleiser. Gratuitas, as palestras serão transmitidas nos canais do YouTube dos espaços culturais. Todos os encontros terão transmissão simultânea em LIBRAS.

SERVIÇO – Webinário “Conversas sobre Perguntas”

Dia 11 de agosto – A escritora Conceição Evaristo e a crítica de arte Júlia Rebouças – YouTube Memorial Minas Gerais Vale

Dia 18 de agosto – O físico e astrônomo Marcelo Gleiser – YouTube da Casa Fiat de Cultura

Mais informações: nas redes sociais dos quatro espaços culturais.