O Morar Mais Rio está antenado aos novos tempos, adotando todas as medidas de segurança sanitária recomendadas pela OMS e por autoridades públicas locais para realizar a edição 2020 do evento de decoração. Neste ano, o evento vai acontecer em um casarão no Itanhangá, a partir do dia 05 de novembro.

As novas medidas terão impacto direto na forma como arquitetos e designers vão projetar espaços, de maneira a garantir a máxima proteção aos visitantes.

Além das normas gerais adotadas por todos os estabelecimentos comerciais – uso obrigatório da máscara, totens de álcool em gel espalhados pelo evento, acesso ao local reduzido à metade da capacidade total e livre circulação do ar – o evento está orientando os profissionais participantes a adotar materiais de fácil higienização nos revestimentos e mobiliário. As coordenadoras das alas, que circulam pelos ambientes, e os colaboradores também estarão devidamente equipados com os EPIs adequados.

Para a bilheteria, por exemplo, o designer Thiago Herrera vai erguer na entrada da casa uma estrutura de metal com dois contêineres sobrepostos para abrigar o complexo da Recepção Multiuso Morar Mais Rio. A estrutura será pintada interna e externamente com tinta bactericida, com alguns fechamentos em vidro também antibacterianos, muito usados em hospitais, pois são formulados com íons de prata e outros elementos que impedem a proliferação de microrganismos.

Outras medidas sanitárias que dispensam o toque das mãos estão previstas não só na bilheteria, mas também em outros espaços do evento, através da automação e da chamada Internet das Coisas (IoT) – quando aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos podem se conectar à rede wifi, obedecendo remotamente a comandos de voz ou conectados a um celular.

Alguns exemplos dessa tecnologia é o acionamento automático de luzes; cortinas, toldos e aparelho de som ativados por comando de voz ou por um aplicativo instalado no celular dos próprios profissionais e das coordenadoras dos espaços. Ao entrar em cada ambiente, o visitante será acompanhado por um áudio explicativo, dando as boas-vindas e explicando os detalhes daquele projeto. É a “casa do futuro” já presente no nosso dia a dia. Estas inovações devem ser especificadas logo no início do projeto e colocadas em prática por todos os profissionais participantes.

Além disso, em parceria com a Alamaster, empresa especializada em segurança inteligente, o Morar Mais Rio vai adotar também o uso de câmeras de segurança térmicas, que identificam rapidamente e com precisão a temperatura de várias pessoas simultaneamente, gerando um alerta automático mesmo com o uso de máscara, óculos ou capacete. O operador de monitoramento identifica então os casos suspeitos de COVID-19, tomando as providencias corretas de segurança e conforme protocolo da medidas sanitárias.

Em relação à visitação, algumas regras serão adotadas neste ano: além do uso obrigatório da máscara para acesso e dentro do evento, a organização da Morar Mais solicitará aos visitantes que evitem tocar nos móveis e objetos. Em cada ambiente haverão QR codes, direcionando para uma página com a relação dos produtos usados no espaço. Os eventos paralelos realizados durante o Morar Mais terão vagas reduzidas e limitadas, sendo transmitidos ao vivo pelo instagram @MorarMaisRio.

MORAR MAIS POR MENOS – RIO

Período da mostra: 5 de novembro a 6 de dezembro, das 11h às 20h.
Estrada da Barra da Tijuca, 420 – Itanhangá
Telefone (escritório): (21) 2512-2412