Com o distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, o Núcleo de Psicologia Aplicada passou a realizar atendimentos online

Distanciamento social, problemas financeiros, medo de morrer, dúvidas, incertezas e também preocupações com familiares são algumas das diversas queixas que tem feito parte da rotina dos brasileiros nos últimos meses. A saúde mental em todo o mundo está abalada, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, as crises de ansiedade aumentaram quatro vezes após o início da pandemia. A OMS afirma que o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo, 9,3% da população enfrenta o problema. Já a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) relata que 59% dos seus associados registraram um aumento de até 25% nas consultas.

Com esse cenário desafiador e mantendo o seu compromisso social com a comunidade, a Faculdade Arnaldo Janssen adaptou o atendimento do Núcleo de Psicologia Aplicada e os pacientes estão sendo atendidos de forma gratuita e online. Os atendimentos são realizados pelos alunos do curso com supervisão dos professores. A filosofia do curso é promover uma série de atividades para os alunos, envolvendo a comunidade. Dessa forma, ao mesmo tempo em que aprende, o aluno presta serviços à população em geral, dentro do âmbito dos conhecimentos que já adquiriu. “Temos percebido, principalmente agora que completamos um ano de distanciamento social, queixas constantes de desamino, falta de vontade para fazer algumas tarefas, depressão, entre outras.

E o atendimento psicológico é muito importante nesse momento porque ele propicia ao sujeito condições para falar do seu mal estar, falar dos seus incômodos e a partir dessa fala poder ressignificar suas questões e viver um pouco melhor”, afirma Marinella Morgana, coordenadora do Núcleo de Psicologia Aplicada da Faculdade Arnaldo Janssen.

A Clínica de Psicologia atende crianças, adolescentes e adultos nos serviços de psicoterapia e psicodiagnóstico. Mulheres vítimas de violência doméstica também são atendidas pelos alunos e profissionais do Arnaldo. Todas as solicitações de acolhimento psicológico devem ser feitas via e-mail. Os interessados devem enviar uma mensagem para o endereço eletrônico coordenacaopsicologia2@faculdadearnaldo.edu.br informando nome e telefone. Após o envio do e-mail, a equipe do Núcleo faz contato com o solicitante verificando a disponibilidade e marcando o atendimento.