Conquistou uma oportunidade de trabalho temporário e quer efetivar? Especialista aponta oito práticas para se destacar

Final de ano é quando muitos profissionais conquistam trabalho temporário tendo em vista o crescimento do comércio por conta do Natal. E neste ano, apesar do cenário econômico turbulento, milhares de vagas foram criadas e preenchidas em todo Brasil. Então, para esses profissionais, o desafio agora é efetivar o emprego.

Pensando em auxiliar esses colaboradores a se destacarem em suas funções, o economista especialista em capital humano e referência em empregabilidade, Rogerio Bragherolli, listou oito dicas fundamentais. São elas:

Flexibilidade: o profissional deve estar disposto a realizar várias tarefas, e a trabalhar em diferentes horários e dias da semana.

Disponibilidade: é importante se mostrar disponível para realizar atividades extras, que vão além da função proposta.

Comunicação: é necessário ser claro ao se comunicar, e estar atendo àquilo que é solicitado.

Pró-atividade: iniciativa e disposição com bom humor são essenciais.

Pontualidade: ela está diretamente ligada a disciplina e, especialmente para o comércio, esse quesito é imprescindível. Estar à disposição da empresa dentro do horário inicial combinado denotará responsabilidade com a função que lhe foi atribuída.

Interesse: é importante aprender o máximo possível sobre o trabalho a ser realizado, além de estar atento ao estilo de liderança e cultura da empresa, se aperfeiçoando para dar o seu melhor. É preciso demonstrar interesse na continuidade do trabalho que está fazendo, assim será considerado na primeira oportunidade de efetivação que a empresa tiver.

Espírito colaborativo: é fundamental participar de ações e colaborar com a equipe, essa atitude irá se destacar.

Protocolos de segurança: este é um item novo que precisa ser incluído no dia a dia. Se atentar às medidas preventivas merece atenção e demostra cuidado, responsabilidade, como estar com a máscara, com álcool em gel etc.

Bragherolli ressalta que, independentemente de ser um trabalho temporário, o profissional precisa ter em mente que está sendo avaliado pelo serviço prestado. “Estar atento a esses cuidados certamente fará muita diferença. Eles contarão pontos a favor na hora do RH escolher um colaborador para efetivar”, explica o especialista em empregabilidade.
*Rogerio Bragherolli é economista especialista em capital humano e empregabilidade com know-how de mais de 35 anos com RH