Iniciativa promove intervenções literárias para estimular a troca de vivências e contato com literatura e poesia com meninas de 8 a 12 anos

A NIVEA, por meio de sua jornada de propósito, O Toque que Transforma e Inspira Conexões, incentiva um novo projeto em parceria com o Instituto Das Pretas. Escola de Elisas é uma iniciativa de letramento racial e futuros para meninas negras, de 8 a 12 anos, que tem como caminho a literatura e a poesia. O projeto tem por objetivo a promoção de um letramento racial poético, proporcionando às pequenas participantes um espaço de trocas e convivência por meio da literatura, no qual possam construir de forma saudável as suas identidades, exercitando o sonho e a imaginação, contribuindo para elas dialoguem sobre a negritude, empoderamento feminino e futuro. O ciclo é composto por seis encontros presenciais semanais, que ocorrem de novembro a janeiro, no Cajun Nova Palestina, em Vitória (ES), e atividades temáticas que ampliam os olhares infantis sobre o presente, passado e futuro.

Durante as intervenções, são fomentadas discussões literárias, de forma descontraída e motivadora, para que as meninas troquem suas vivências a partir das obras lidas e dialoguem com a poesia. Como incentivo, durante três meses, as meninas inscritas na escola recebem o “Presente de Elisa”, um kit de duas obras literárias que seguem um direcionamento temático diferente por mês.

Para Ligia Annunziato, líder da Agenda de Propósito na NIVEA, “o investimento em projetos sociais que se preocupam com o futuro de meninas é essencial para promover a conscientização pessoal das crianças sobre seu papel no mundo, que muitas vezes, não olha para elas com o devido carinho e respeito. É muito necessário ter projetos como este para que essas meninas cresçam e sejam donas do próprio futuro e das próprias escolhas”.

O projeto conta com quatro ciclos:

Letramento racial: o ponto de partida para a Escola de Elisas, de uma educação antirracista e consiste em um conjunto de práticas para aguçar em crianças e adultos a desconstrução de práticas racistas presentes na sociedade, além de compreender as mudanças, as diferenças e as complicações da sociedade da realidade.
Literatura e Poesia: para a iniciativa, utilizar as palavras como um meio de expressão das emoções, dos pensamentos e dos sentimentos, ajuda meninas negras a se comunicarem com o próprio interior.
Empoderamento Feminino: fortalecer meninas negras em prol da conscientização e proteção das crianças contra quaisquer tipos de violência em espações públicos ou privados, buscando consolidar políticas de igualdade de gênero e raça.
Slam: originário dos EUA, são batalhas de poesia falada que estão presentes no Brasil e ocupam espaços nas regiões periféricas. O slam se tornou um impulsionador de empoderamento individual, superação de barreiras e uma ferramenta política coletiva. O intuito é que as meninas deem ritmo as suas produções literárias.

A escolha do nome do projeto não é um acaso, ele foi dado em homenagem a Elisa Lucinda. Poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz, Elisa é fundadora da Casa Poema, uma instituição que ministra cursos de poesia falada, sarais e encontros, todos voltados a pessoas negras. A Escola de Elisas é formada por um time exclusivamente feminino, desde a coordenação até a curadoria do conteúdo é feito por mulheres: Priscila Gama, arquiteta e co-coordenadora do projeto; Luana Loriano, co-coordenadora geral e coordenadora pedagógica; Amanda Lobos, responsável pela identidade visual ; Mara Pereira, curadora literária; Jéssica Grillo, curadora de conteúdo. Luana, que também é head de Educação do Instituto Das Pretas, acredita que as conversas sobre ancestralidade, identidade e orgulho devem começar desde cedo: “as meninas da minha geração não tiveram a oportunidade de ter um espaço que dialogasse sobre nossa negritude, isso impacta diretamente na mulher que sou hoje. Vi a importância de me firmar e autodeclarar com orgulho sobre a minha negritude apenas aos 25 anos. Oportunizar que essas meninas, em suas infâncias, comecem a entender quem são e se orgulhar disso é potente, sem dúvidas crescerão mais convictas de suas identidades e de todos os futuros possíveis”, diz.

#OToqueQueTransforma

Especialista em cuidados com as pessoas há mais de 110 anos, NIVEA tem em seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. Desde o ano passado, a marca já beneficiou milhares de pessoas no Brasil e avalia novas formas de fortalecer e ampliar o poder transformador do toque em uma agenda verdadeira e consistente.

A jornada de propósito da NIVEA promove apoio, fortalecimento, capacitação e promoção de direitos sociais, bem-estar e qualidade de vida em projetos voltados para quatro públicos prioritários em importantes parcerias:

  • meninas negras e o letramento racial: Instituto Das Pretas e UNICEF;
  • negros e a potência empreendedora: Instituto Das Pretas e Pretahub;
  • comunidade LGBTQIA+ e a criação de novos futuros: ABGLT e TODXS;
  • idosos e o cuidado ativo: Instituto Velho Amigo.                                                                                                                                                     As transformações também são percebidas na cultura interna da companhia. A NIVEA, por meio da sua holding, Beiersdorf, promove iniciativas do propósito Cuidado Além da Pele incentivando o envolvimento e a vivência do propósito na prática pelos seus times:

Grupos de Afinidade: coletivos formados por colaboradores que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia. Hoje, a empresa conta com grupos que debatem temas sobre Equilíbrio Vida-Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Diversidade, Equidade e Inclusão, com divisões em Raça, Equidade de Gênero, LGBTQIA+, Gerações e Pessoas com Deficiência.
Círculos de Propósito: acredita-se que quando uma pessoa conhece os seus propósitos, a vida passa a fazer muito mais sentido. Estes encontros em pequenos grupos, guiados por especialistas facilitadoras, promovem reflexões e trocas de experiências pessoais e coletivas na descoberta de propósitos individuais;
Programa de Voluntariado Corporativo: iniciativa para envolver colaboradores em atividades com as organizações parceiras e estimular que vivam os propósitos na prática.