O Programa promove ações e diálogos importantes sobre o tema, permitindo acesso ao enfrentamento e apoio a problemas que podem atingir qualquer ambiente

A violência contra a mulher ainda é, infelizmente, uma realidade e deve ser combatida. Apenas em 2022, mais de 18 milhões de pessoas do sexo feminino sofreram algum tipo de abuso de ordem psicológica, sexual, patrimonial ou moral. Como uma forma de combate e conscientização sobre o tema, a União Química acaba de lançar o Programa Todos por Todas.

O objetivo dessa iniciativa é compartilhar conhecimento e fortalecer a rede de apoio às mulheres, promovendo o diálogo, combatendo todas as formas de violência e colocando homens e mulheres juntos na luta pela defesa da mulher, inclusive no ambiente de trabalho. Como parte do programa, o Grupo União Química criou também um canal de ética exclusivo para mulheres, administrado por uma empresa independente, para que as colaboradoras da empresa tenham liberdade para falar e contarem com acolhimento especializado para ouvir.

O lançamento do Todos Por Todas contou com parceria do programa Bem querer Mulher e com a participação de Gabriela Manssur, advogada especialista em direito das mulheres e ex-promotora. Gabriela é idealizadora do Projeto Justiceiras e do Instituto Justiça de Saia, que acolhe vítimas de violência doméstica e facilita a inclusão de mulheres no mercado de trabalho. “Para uma mulher romper o silêncio e ter segurança em buscar ajuda ela precisa, inicialmente, de fortalecimento e autoestima. Informação é algo precioso quando falamos de violência contra a mulher, por isso, programas como esse são fundamentais na nossa sociedade para criar uma comunidade consciente e determinada a agir”, destaca Gabriela.

“Dar visibilidade ao tema da violência contra a mulher e iniciar esse diálogo é algo que permite o acesso ao conhecimento necessário sobre a causa que é de todos, criando uma corrente de enfrentamento e apoio a problemas que podem atingir qualquer ambiente. Todos nós somos responsáveis pela mudança que tanto queremos ver”, afirma Fernando Marques, presidente da União Química.

O comprometimento busca fazer com que todas as pessoas, especialmente as colaboradoras da empresa, tenham acesso a um ambiente de trabalho saudável, igualitário em oportunidades, dignidade e respeito. Por isso, além do treinamento das lideranças a União Química também desenvolveu uma cartilha para ser trabalhada com os mais de 7.500 colaboradores, que trará dados sobre a violência contra a mulher, quais os tipos de agressão que podem se enquadrar como violência e maneiras de identificar comportamentos abusivos, seja no âmbito familiar ou profissional e quais as medidas a serem tomadas com o objetivo de conscientizar todos sobre a relevância do tema.