img543837809afb0
 Entre os dias 12 e 16 de novembro acontece em BH o Circuito Literário Praça da Liberdade. Com o mote “Uma pausa para você e as palavras”, o evento propõe uma pausa para a leitura, em meio à agitação do dia a dia, e transforma a Praça da Liberdade em uma cidade das palavras. A programação inclui atividades nos turnos manhã, tarde e noite, sempre gratuitas e para todas as idades.

“O Circuito Literário é uma proposta de ação em rede, envolvendo todos os 12 museus e espaços que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade. É uma iniciativa que vem ao encontro da nossa política cultural e proporciona ao público um ambiente dinâmico e lúdico, onde a literatura dialoga com várias formas de fazer arte: leituras dramáticas, contação de histórias e oficinas lúdicas, mesas redondas e debates, shows musicais e saraus, entre outros. “É a comunhão das artes em torno da literatura”, sintetiza a gerente executiva do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Cristiana Kumaira.

A programação do Circuito Literário Praça da Liberdade prevê uma média de 15 atividades diárias e cerca de 70 autores convidados! Entre eles há nomes como o dos belo-horizontinos Humberto Werneck e Carlos de Brito e Melo; o angolano José Eduardo Agualusa,o escritor pernambucano Marcelino Freire, além de Elvira Vigna (SP), Cristovão Tezza (Curitiba), Eucanaã Ferraz (RJ), João Carrascoza (SP), Noemi Jaffe (SP) e Chacal (RJ). “O evento consolida nossa vocação literária, que começa com a presença ativa da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa como um dos espaços do Conjunto. A proposta é que belo-horizontinos e turistas usufruam do Circuito Cultural de forma intensa e contínua, para além da data de realização do evento”, convida Cristiana Kumaira.

Atualmente, 12 museus e espaços compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade, onde serão realizadas atividades: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular – Cemig, Cefar Liberdade – Centro de Formação Artística; Espaço do Conhecimento UFMG, Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade. Também serão promovidas ações para além do Circuito, fruto de parcerias com a Academia Mineira de Letras, Fundação Clóvis Salgado, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Fundação de Educação Artística, Fundação Municipal de Cultura, o Minas Tênis Clube, o Hotel Promenade, e o Sesc Palladium.

A largada já foi dada. Participe da nossa campanha de doação de livros!