Vinte e quatro horas ininterruptas de programação artística e cultural nas diversas áreas: música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, artes plásticas, moda, gastronomia. Esta é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte, um circuito que irá reunir o melhor dos artistas de Belo Horizonte a partir das 19h do dia 12 até as 19h do dia 13 de setembro de 2015.

Virada-Cultural-de-Belo-Horizonte

Em sua terceira edição, a Virada traz à tona conceitos discutidos e apropriados pela cidade, como o uso do espaço público, sustentabilidade, mobilidade e novas vivências.

A programação contempla artistas selecionados, artistas convidados, projetos aprovados da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As apresentações oficiais serão gratuitas e realizadas em vários palcos pela cidade, além da programação associada em teatros, museus, centros culturais e outros espaços.

Seguindo a proposta da Lei 10.446/2012, que cria a Virada Cultural, e associada a uma diretriz da política de atuação da Fundação Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, a Virada Cultural de Belo Horizonte valoriza os artistas locais e sua pluralidade de expressões e gêneros artísticos.

Com atividades divididas entre os palcos oficiais da Virada, programação associada, ações nos equipamentos culturais da Fundação Municipal de Cultura e ao longo de seu circuito, a Virada Cultural pretende reforçar o caráter democrático do espaço público, tendo na manifestação artística um grande eixo de ressignificação da cidade.

Em 2014, a Virada ocorreu entre os dias 30 e 31 de agosto, com público estimado em mais de 400 mil pessoas. Foram mais de 470 atrações artísticas, envolvendo cerca de dois mil artistas e três mil profissionais do mercado cultural. Nove palcos e 53 espaços culturais da capital, entre praças, parques, centros culturais, teatros e outros locais, receberam uma programação artística diversificada e acessível ao público da cidade.

Saiba mais em: http://www.viradaculturalbh.com.br/