Volta às aulas!

Luciana Sena

cestPois é, minha timeline tá lotada de foto dos meus amigos na praia, cachoeira, piscina e a gente aqui do outro lado do Atlântico já voltamos ao trabalho, às aulas no dia 02/01! Mal acabou o Réveillon e o dia seguinte já era vida que seguia.

Pois bem, o balanço do Réveillon: participei do aperitivo na casa da Aurélie, depois fiz um passeio de bateau entre a Notre-Dame e a Torre. E fui para o Arco do Triunfo ver a virada do ano, pois a prefeitura anunciou uma surpresa e disponibilizou uma estrutura com apoio da polícia incrível. Passei por umas seis revistas ao longo da avenida, confesso que morri de medo dos árabes falando ao celular mas segui em frente!

r
Tudo funcionou certinho, mas antes da meia-noite eu já me perguntava o que estava fazendo ali! Gente, vocês não fazem ideia do frio, foi uma das noites mais geladas registradas até agora, mas distraí com a surpresa: fogos de artifício!!! Foi lindo, mas super rápido. Contagem regressiva, fogos e tchau. A maioria vai embora ou vai para restaurantes próximos. Eles são desanimados? Não, apenas é insuportável ficar na rua! Então se vier para o Réveillon 2017, lembre-se de reservar uma mesa, ok?
Neste dia, meu celular fez “puf”, eu ligava, reiniciava e nada, só consegui tirar a foto que está aí em cima…Ódio!

Passado o réveillon, diferentemente do Brasil que em janeiro vê academias superlotadas e a explosão de dietas miraculosas de verão, aqui não tem nada disso. Explico: eles tem um biotipo mais magro que a gente e além disso o casaco, o cachecol, as luvas ou seja, o excesso de roupa esconde o excesso de peso. Bom, né? Então não é o momento para desesperar. Minhas amigas francesas que me explicaram isso, mas já em maio/junho começa a corrida maluca, pois julho é sol intenso, bebê…Falaremos mais para frente!

Voltamos às aulas e aproveito para mostrar as principais diferenças entre a escola francesa e a escola brasileira:

kritinger_architects__french_school_low_res____009

1. Existe todo um suporte institucional para as famílias desde creche até universidade o acesso é para todos e gratuito. A qualidade é impressionante.

2. A carga horária é elevada. Ensino integral de 8h às 16h de segunda à sexta, e eles almoçam na cantina, porém às quartas as aulas só são ministradas pela manhã. Um conquista das mães, maioria funcionárias do governo, é não trabalhar às quartas para ficar com seus filhos. Muitas outras recorrem às avós para exercer esta tarefa. Mas existem centros municipais recreativos, de baixo custo, conveniados com as escolas para onde as crianças são encaminhadas após a aula.

3. No início das aulas os pais são convocados para reuniões e são esclarecidos vários pontos de convivência e funcionamento da escola. Eles são bem rígidos.

4. Em hipótese alguma, o aluno poderá manifestar sua religião seja através de atos, palavras ou símbolos, sob pena de notificar a polícia e aplicar multa aos pais.

5. Em função dos últimos atentados, as comemorações de datas festivas só podem ser acompanhadas pelos membros da escola. Muitos professores filmam, tiram fotos e disponibilizam para os pais através do site da escola. Mas aqui não tem pai dentro de escola. Quando vamos buscar as crianças, nós as aguardamos na porta da recepção.

6. Não existe brinquedo, brincadeira ou cor de menino ou menina. Confesso que a primeira vez que vi um menino espontaneamente pegar uma boneca para brincar – ele fingiu que era o pai levando a filhinha para comer crepe – eu quis “corrigir”, minha primeira reação foi sugerir que ele brincasse com uma bola e de preferência de futebol, e só então me dei conta do machismo impregnado da nossa cultura. Mais tarde eu entendi como é fundamental para a formação adulta deste menino o entendimento dos papéis e das responsabilidades que ele poderá ter no futuro.

7. A consequência dessas noções é notar frequentemente a presença de professores nas creches e nos maternais, inimaginável no Brasil onde as professoras são maioria absoluta.

8. Os professores são profissionais, não existe “tia” e “tio”, é senhor e senhora. A relação é mais formal e as crianças aprendem desde cedo a hierarquia. A tal ponto, que os pais nem questionam a autoridade desses professores.

9. Quando a criança adoece, os pais devem notificar a escola mostrando o atestado datado e assinado pelo médico, caso contrário, a polícia/prefeitura é acionada para checar a razão da ausência deste aluno.

10. As escolas são cada vez mais plurais no sentido cultural. Aqui vemos todas as culturas misturadas e não pode haver distinção. É imperativo o uso da língua francesa dentro de qualquer instituição. Mas na vida real, dependendo da origem do imigrante e se ele soubesse o que o espera, nem viria!”Mas este é um tema para o próximo texto.

Bom fim de semana, curtam o verão…tô com invejinha sim, não vou mentir, tô louca para beber água de côco, comer um peixinho na praia, sentir a brisa e o cheiro da mar! Babo nas fotos!

Young woman drinking coconut water

Até semana que vem, bisous
Lu Sena

 

Quer saber mais sobre a cidade luz? Olha esse super roteiro:

paris-em-7-dias-dicas-da-carolParis em 7 dias

SIMPLESMENTE PARIS !!!! Esta sugestão de roteiro pretende levar o turista para uma viagem bem completa pelos principais monumentos e regiões de uma das cidades mais lindas do mundo! Foi elaborado com base na minha experiência, na minha paixão pela cidade e pelo idioma. Para ilustrar as situações usei os desenhos da fera Inslee Haynes entre outros artistas internacionais que desenham Paris com muita paixão e delicadeza! Como “louca” pela França, visito sempre que posso e cada viagem me encanta por uma particularidade em especial. Paris sempre tem novidade! E a cada visita, acrescento uma região francesa. O interior francês é um escândalo, mas fica para o guia Tour Gastronômico: Conhecendo a França através de sua cozinha. Paris é uma cidade que não decepciona e nos transforma. Impossível ficar indiferente, um pouco dela vem embora com a gente.

Compre aqui.