A exposição  “A MODA, A ARTE, A RUA” fica em cartaz até o dia 24 de julho e tem curadoria de Ernane Alves, além da participação de renomados artistas e personalidades mineiras. Não dá para perder!

e

Ao escolher uma roupa antes de sair de casa talvez estejamos definindo a maneira a qual queremos ser vistos naquele dia. Há os que invariavelmente adotam uma única forma para se apresentar, contudo a maioria das pessoas variam a própria estampa de acordo com a ocasião ou mesmo o seu humor naquele momento. Além, é claro, de uma série de outros fatores, inclusive o que está em voga, mas sobretudo é na rua que estes estilos únicos, coletivos, modernos, ou que remetem ao passado, fazem de nossa roupa o reflexo, em alguns momentos até inconsciente, de nossa personalidade e com isso imprimimos a nossa mais fiel imagem ante a sociedade. Mesmo os que se intitulam minimalistas estão sim escolhendo tons monocromáticos para não chamar atenção. É com esse raciocínio que o ator, cineasta e artista plástico Ernane Alves, traz a Belo Horizonte a exposição A moda, a arte, a rua, que promete causar uma discussão muitas vezes ignorada por nós mesmos. “Há alguns anos eu assumi pra mim mesmo o meu gosto pela moda e me rendi ao pensamento de que todos aqueles moldes, cortes, tecidos, estampas, são de fato arte”, reflete Alves, que assina a curadoria do projeto. A abertura da exposição A moda, a arte, a rua será no dia 03 de julho, a partir das 19h, no Centro de Referência da Moda, e ficará em cartaz até o dia 19 de julho. A entrada é gratuita. Esta é uma ação realizada através do Edital de Ocupação do CRModa 2015.

Essa conexão entre a moda, a arte e a rua será apresentada ao público de forma diversificada, por meio de fotografias, pinturas, instalações, vídeos, e, é claro, vestuário, que será representado pela grife mineira Ancestral. A marca que atua no mercado há quase três anos com estampas de artistas em suas peças tem uma pegada underground que flerta diretamente com a street art. Na exposição, a Ancestral, idealizada pelo empresário Rodrigo Ribeiro, será representada com parte de seu acervo, sua nova coleção com estampas desenvolvidas por tatuadores e peças exclusivas produzidas para o happening.

“É um prazer expor no Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte. Declaradamente mineira, a Ancestral apresenta a moda criada em parceria com artistas locais, formadores de opinião, que enchem as roupas de estilo e personalidade. Desafiamos o mercado assumindo o risco de sermos nós mesmos, portanto originais”, declara Rodrigo.

ESTRUTURA
O conceito expositivo se dividirá em seis espaços nos dois andares do emblemático prédio que é tombado pelo IEPHA-MG e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. Ernane Alves produziu cerca de 300 fotos, onde a conexão entre estilo, atitude e arte é contextualizada em BH. O painel Urban Code com cinco metros de extensão mostrará uma Belo Horizonte intimista e um tanto singular por meio de fotos em P&B. Alves, também, apostou em fotos com manipulação de imagens, intituladas Big Me, onde a capital mineira é o cenário desse universo comportamental e cosmopolita em que nossas fantasias são maiores, e até gigantes, diante de tudo que construímos, inclusive, nossos arranha-céus. Com a proposta de discutir as novas tecnologias a exposição contará com fotos instantâneas na seção Polaroides Urbanas, onde serão apresentadas polaroides artisticamente produzidas por Ernane que fotografou várias pessoas. A instalação Sell the kids for food discute o modo de consumo atual, um reflexo do que nos tornamos diante das adaptações em função do meio ambiente, fome e os seres humanos invisíveis que estão pelo mundo. Já o fashion-movie Urban Code People é uma alusão crítica ao comportamento individual e de autopromoção de nós mesmos. Representando a Street Art, os artistas Nilo Zack e Ataíde Miranda apresentarão pinturas produzidas diretamente em painéis, que serão intervenções na noite de lançamento da exposição.
E, ainda, nomes como o artista plástico Fernando Pacheco, o estilista Rodrigo Fraga e a escritora e publicitária Cris Guerra abrirão as “aspas” para dizerem o que pensam sobre A moda, a arte, a rua.
No dia 18 de julho, sábado, às 19 horas, após o Noturno nos Museus, será lançado o curta-metragem de documentário A onda da Street Art, de Alves, numa sessão comentada com o artista plástico Rogério Fernandes, a professora de moda Carol Bicalho e o grafiteiro Leandro Arieth. A entrada é gratuita.

Exposição A Moda, a Arte, a Rua.

 Centro de Referência da Moda(Rua da Bahia, 1149 – Centro – BH – 31 – 3277 4384).Aberta ao público: 04/07 a 24/07. Entrada gratuita. Exibição do vídeo A onda da Street Art, de Ernane Alves, dia 18 de julho, sábado, às 19h, no Centro de Referência da Moda. Entrada gratuita.

Fábrica de Retratos Comunicação – Ana Paula Valois – anapaula@fabricaderetratos.com – (31) 3564-3897 | 9301-4358 e Misael Elias – misael.fabrica@gmail.com – (31) 9247-0565 e fabricaretratos@gmail.com