O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo  a partir de hoje. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. VAMOS APOIAR?

EU OR

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

STX02.WASHINGTON (ESTADOS UNIDOS).26/10/2009.-Varios trabajadores cuelgan un lazo rosa en la fachada norte de la Casa Blanca, Wasington DC el 26 de octubre de 2009 como acto solidario con las mujeres afectadas por el cáncer de mama.La primera dama de EE.UU., Michelle Obama, promovió el 23 de octubre una reforma del sistema de salud para mejorar la lucha contra el cáncer del mama, en un acto en la Casa Blanca que reunió a legisladores, activistas y supervivientes de ese mal. EFE/SHAWN THEW

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

o1

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

outubrorosa

Isso aumentou a popularidade do Outubro Rosa  que alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

obelisco

A primeira iniciativa  no Brasil foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa. De lá para  cá, várias cidades aderiram ao movimento e hoje, todo o Brasil se ilumina de rosa por um único motivo: Lembrar a todas as mulheres – e homens também! – que a mamografia é a única forma de diagnosticar precocemente o Câncer de Mama e aumentar as chances de cura. A partir dos 40 anos a mamografia deve ser anual, mas se já existem casos na sua família, essa idade pode variar. Consulte o seu médico e PREVINA-SE!

orm

http://www.saude.mg.gov.br/saudedamulher