Guto Muniz é uma daquelas pessoas que não tem como não se apaixonar. Fala mansa, criatividade a mil, ele tem um olhar diferenciado sobre coisas do cotidiano e transpira arte enquanto nos inspira com a sua doce sensibilidade. De fotos a roupas, fazer parte do seu universo suave é um privilégio…Descubra!

guto– Fale um pouco de você, sua carreira, sua vida…

Sou natural de BH, nascido em 1966. Até entrar para a Faculdade de Comunicação da PUC Minas em 1986, nem a fotografia, nem o teatro faziam parte da minha vida. Mas logo no começo do curso passei por essas duas disciplinas e me apaixonei pelas duas artes. Acabei unindo ambas e em 1987 comecei a fotografar espetáculos. De lá para cá, foram cerca de 1600 diferentes trabalhos de artes cênicas fotografados. Por volta de 2010, a vontade de tornar público o meu acervo foi tomando forma. Comecei a escrever um projeto para a criação de um site que pudesse abrigar tudo que produzi nesses anos. Um livro, como muitos pediam, seria impossível pelo volume do material.

– Como surgiu o “Foco in Cena”?

Em 2012 lancei o Foco in Cena com recursos da Lei Municipal de Incentivo a Cultura. O site conta hoje com aproximadamente 800 trabalhos já disponibilizados não somente com fotos, mas também com as sinopses e fichas técnicas de cada trabalho. Boa parte deles tem imagens de seus programas originais, links para vídeos relativos aos espetáculos, links para site das companhias. Alguns tem até áudios de pequenos trechos gravados durante apresentações. O material registrado em filme até 2000 está passando por um processo de digitalização e tratamento de imagens para também ser disponibilizado.

13466183_903674473089097_5064793632515567484_n– E a “Cena Vestida”?

A Cena Vestida surgiu já no ano seguinte (2013) como mais uma forma de aproximar o público desse acervo. Surgiu também de uma certa insatisfação de ver camisetas promocionais dos espetáculos serem criadas de uma forma muito pouco criativa. Comecei a pensar como seria interessante se as belas imagens daqueles espetáculos pudessem ser aproveitadas nessa mídia tão interessante e bela como são as peças de vestuário. Diante disso, convidei a figurinista e modelista Silma Dornas para uma conversa. Silma já tinha trabalhado em alguns espetáculos por mim fotografados e a empatia com o que ela vinha produzindo era grande. Em nossa conversa, ela relatou que já vinha pensando em uma idéia semelhante a essa e, assim, surgiu a Cena Vestida, lançada oficialmente em outubro de 2013. Hoje, já bastante conhecida no meio das artes cênicas mineiras, nossos objetivos maiores são nos consolidarmos no meio da moda mineira e expandirmos nossa criação e atuação para além das fronteiras de Minas Gerais, uma vez que meu acervo envolve espetáculos de companhias de todo o Brasil e do exterior.

Sem título-O que te move?

O que me move hoje, essencialmente, é a ideia de manter viva a memória das artes cênicas através de minha fotografia. Para isso, estou sempre pensando em novos projetos como o Cena em Quadros, lançado nesse mês. Uma loja virtual para comercialização dessas fotografias no processo conhecido com fine art: impressos em papéis especiais e com pigmentos minerais, que alcançam uma qualidade maravilhosa e uma durabilidade muito superior a cem anos.

– Quais os próximos passos?

Outro projeto já está em fase inicial de desenvolvimento e deverá ser lançado em 2017.

SUCESSO GUTO!!!

 

Conheça:

https://www.facebook.com/cenavestida/?fref=ts

http://cenaemquadros.com.br

http://www.focoincena.com.br/