“A diferença salarial entre homens e mulheres no mercado de trabalho ainda assusta. Eles recebem até 30% mais para realizar as mesmas tarefas. Segundo o Fórum Econômico Mundial, as mulheres só terão igualdade neste campo em 2095!!! Algo parecido ainda acontece no mundo das startups. As mulheres fundam menos empresas, ocupam poucas posições de liderança e recebem menos investimentos. Um estudo recente feito pela firma de investimento Female Founders Fund mostrou que apenas 8% das startups que receberam investimento no Vale do Silício no ano passado eram lideradas por mulheres. O percentual está 30% abaixo dos resultados do ano anterior.” Para começar a mudar esse cenário, surgiu a SHE´S TECH. Quer saber mais?

emoNo último Café com Empreendedoras eu conheci essa plataforma e me encantei. A She`s Tech é uma comunidade com a nossa cara, um movimento que visa fortalecer a presença feminina empreendedora no ecossistema de startups. Com o objetivo de inspirar, engajar e capacitar mulheres a buscarem conhecimento e empreenderem em carreiras e negócios com base tecnológica. Ou seja: Trabalhar para desmistificar a tecnologia como setor masculino.

Elas pretendem, a médio prazo, ter a primeira comunidade aceleradora de empreendedorismo feminino em negócios com base tecnológica da América Latina aqui em Belo Horizonte, mais especificamente no San Pedro Valley. O San Pedro Valley é uma comunidade com mais de 300 startups localizada em Belo Horizonte, eleita por duas vezes seguidas como melhor comunidade de startups do Brasil pelo Spark Awards (hoje Startup Awards), premiação realizada pela Associação Brasileira de Startups, no CASE, evento anual de Startups da ABS. Ela está localizada no bairro São Pedro e começou por lá pela quantidade de startups que foram surgindo no local.

Para isso, elas estão buscando mentorias, parcerias e o apoio de pessoas e empresas que se identificam com a causa: Mais mulheres na tecnologia!
O objetivo é incentivar as empresas She’s Tech, ou seja, que tenham no mínimo 50% de presença feminina no quadro societário. Se isso é uma realidade em outras áreas da nossa sociedade, porque não também na tecnologia?

Além disso, hoje as mulheres estão mais cientes e exigentes. Elas conhecem a sua capacidade e acredito que vivemos um momento favorável a essa abertura. Todo esse movimento de empoderamento feminino está em pauta na ONU e na sociedade. O movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade. Precisamos começar de alguma forma.

O grupo já conta com mais de 420 membros entre Ceo’s, Desenvolvedoras, empreendedoras, lideranças femininas e agentes de aceleração do San Pedro Valley. E o mais bacana é que existe um fator comum entre as empresas que estão envolvidas. A dor, a superação e coragem das mulheres dão o tom ao novo negócio. A necessidade surge da crise, mas também de observação do cotidiano, da vontade de vencer e da ousadia. Errar faz parte e talvez esse seja o maior empecilho para as mulheres. Somos tão obcecadas em sermos perfeitas que o erro não faz parte do nosso aprendizado, mas da nossa vergonha. É hora de mudar isso e tomar coragem para empreender!

DICA: Segundo as meninas do SHE´S TECH os homens tem ainda duas vantagens sobre nós: Eles aproveitam o happy hour para fazer negócios e, em uma situação que tenham 5 de 10 habilidades exigidas, eles se arriscam apesar de. Já as mulheres, mesmo tendo 8 das 10 habilidades, se prendem as que faltam. Ou seja: Precisamos otimizar o nosso tempo e nos arriscar mais!

Projeto que amei: http://lincare.com.br/
Saiba mais em: https://shestech.org/

FONTE: http://revistapegn.globo.com/