A exposição “Alceu Penna  – Inventando a Moda do Brasil” foi inaugurada na última terça-feira, dia 10 de dezembro, no Museu da Moda, com coquetel para convidados. A mostra coloca sob os holofotes o trabalho de criação do mineiro Alceu Penna por meio de um recorte da sua carreira e já está aberta ao público, com entrada gratuita. Imperdível!

A curadoria e direção da exposição são assinadas pela arquiteta e urbanista Luiza Penna de Andrade, sobrinha de Alceu Penna e atuante na preservação e memória da sua obra. Parte dos figurinos e acessórios expostos foram doados pela família ao MUMO.

Nascido em Curvelo, Alceu Penna é figura emblemática do cenário brasileiro. Transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade, cenografia e, entre outras atuações, pode ser considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil. Ficou famoso pela seção “Garotas” publicada semanalmente na revista O Cruzeiro, entre 1938 e 1964, revolucionando a moda e o comportamento no país durante o período.

Um dos destaques da mostra é a Coleção Alceu Penna, exibida no salão nobre do MUMO. Indumentárias resgatadas no apartamento do artista para a mostra do centenário, pertences familiares inéditos e novas aquisições estarão agrupados em ilhas, percorrendo as décadas da moda: da comportada e formal década de 1940 até a explosão da liberdade criativa das décadas de 1960 e 1970.

 Um dos destaques do ambiente são os figurinos concebidos por ele para as irmãs mais novas, Thereza de Paula Penna e Maria Carmem Penna Pereira. Uma das peças mais interessantes, criada para Thereza, veste o manequim da instalação da abertura, como um cartão de visitas da exposição.

Sou muito fã!

Serviço

Exposição Alceu Penna – Inventando a Moda Brasileira

Abertura ao público: De 11 de dezembro a 7 de junho

Horário de funcionamento:

Terça a sexta de 9h às 21h

Sábado e domingo de 10h às 14h

MUMO – Museu da Moda de Belo Horizonte

Rua da Bahia, 1149 – Centro