Os filmes com relatos emocionantes foram produzidos graças a uma parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen, a Aliança Empreendedora e o Governo do Paraná, dentro do projeto Costurando o Futuro e estreiam este fim de semana

Duas comoventes histórias de mulheres que conseguiram se reinventar e descobrir todo seu potencial após serem apoiadas pela Aliança Empreendedora, com curso de empreendedorismo, corte e costura. A vivência e a trajetória dessas duas personagens do sul do Paraná, que superaram dificuldades e encontraram uma saída aos problemas que enfrentavam por meio da descoberta de novas possibilidades de trabalho por meio do empreendedorismo, são tema de dois documentários que estreiam nesta sexta (19) e sábado (20).

Os filmes de curta-metragem foram feitos a partir do projeto Costurando o Futuro, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen, realizado em 2018 em parceria com a Aliança Empreendedora, junto com o Governo do Paraná, e poderão ser assistidos pelo YouTube do Tamo Junto, um dos projetos da Aliança.

O Tamo Junto é uma plataforma que colabora com o crescimento e conhecimento de microempreendedores brasileiros, iniciativa da Aliança Empreendedora, organização que capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades de baixa renda de todo o país.

Rozângela e Rosemar

Moradora de Nova Esperança do Sudoeste, no Paraná, Rozângela Pickler de Souza Oenning, 35 anos, é a protagonista de um dos documentários. Casada e mãe da menina Mariana Aparecida, Rozângela estava passando por um período muito difícil e enfrentando uma depressão. Mesmo assim, ela reuniu forças e decidiu fazer o curso de Empreendedorismo, Corte e Costura, Design, parte do Costurando o Futuro, em 2018.

A partir deste momento, Rozângela começou uma nova história e o curso possibilitou não só ter um novo ofício, como também foi fundamental para sua autoestima. Segundo ela, o aprendizado obtido no curso possibilitou que ela não apenas costurasse para si e para sua família, mas também para outras pessoas, complementando sua renda. “O que eu mais me orgulho é que eu achava que eu não ia conseguir chegar onde eu estou hoje”, comentou.

Assim como Rozângela, Rosemar da Silva, de 47 anos, também participou do curso realizado em 2018. Residente de Pranchita, no Paraná, em fronteira com a Argentina, Rosemar é mãe de 4 filhas, dentre elas, Daniela, de 19 anos, que nasceu com hidrocefalia, uma condição que se caracteriza pelo acúmulo de líquido nos ventrículos cerebrais.

Para atender às necessidades de Daniela, Rosemar começou a costurar sozinha, mas sempre sonhou em realizar um curso de profissionalização – um objetivo que que se concretizou com a participação no projeto Costurando o Futuro.

A partir daí, ela lançou uma marca própria de macacões personalizados, a Makakito. Assim como Rozângela, Rosemar também se tornou uma pessoa muito mais confiante e ciente do seu poder de transformação. “Esse curso foi muito importante pra mim. Ali eu vi que eu tinha brilho, que eu podia fazer aquelas peças não apenas para a Dani, mas para mim, para as meninas, para qualquer um. Eu olhei e disse: eu posso!”, comentou.

Costurando o Futuro

Criada pela Fundação Grupo Volkswagen em 2009, na região do ABC Paulista, o projeto Costurando o Futuro começou a ser desenvolvido também no Paraná em 2017. A Aliança Empreendedora foi responsável pela realização, com acompanhamento técnico da Fundação, de 2014 a 2018.

Atualmente, o projeto acontece na Grande São Paulo, realizado pela Fundação. Os empreendedores passam por qualificação técnica e formações voltadas ao planejamento de negócios, vendas, marketing, atuação em rede, entre outras. Grande parte dos produtos é feita com tecidos automotivos doados pelo Grupo Volkswagen e fornecedores, como revestimentos de bancos e cintos de segurança. Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em novas peças, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, beneficiando o planeta. Além disso, o projeto incentiva a mobilidade social dos participantes.

Visita a loja virtual do Costurando o Futuro e faça parte desse movimento.