Foi com essa frase que um grande amigo cumprimentou os seus colegas de trabalho:
– Você viu a lua ontem?
E a partir daí, as mais variadas e interessantes respostas foram surgindo:
– Sim…
– Não!
– Por que???
Para qualquer pessoa mais observadora, essa pergunta é um prato cheio. Para mim, que adora viajar nas personalidades alheias então…Comecei a tentar entender o que vinha por trás de cada uma dessas respostas. Afinal, dependendo da entonação, descobrimos quase a vida do seu emissor:
– Vi a lua sim, tava linda…
Os três pontinhos aparece como um suspiro e tudo que vem seguido de um suspiro quer dizer algo mais. Provavelmente essa pessoa não só viu a lua…ela teve a lua como inspiração! Pessoas apaixonadas pela vida ou por alguém, que adoram poesia e que sabem a letra de “Eu sei que vou te amar” do Vinícius de Moraes inteira. Criaturas que acham que romantismo e carinho andam juntos e são absolutamente necessários para uma vida feliz. São pessoas felizes!
Já aquela pessoa que responde com um:
– Não!
Com certeza ela gostaria de ter visto a lua, se imagina com alguém ao lado para ver a lua, mas está só no mundo. Se acompanhada de um suspiro, pode ser quase um depressão. Provavelmente já passou dos 40, já é chamada de tia (o) e trata os sobrinhos como se fossem seus. Uma chateação…Por estar sempre pra baixo, espanta qualquer candidato que se apresente e enfia o pé na lama se deliciando com sorvetes e outras guloseimas. Afinal, ela tem personalidade e “quem tiver que gostar de mim vai gostar do jeito que eu sou!”. Ilusão é o seu segundo nome.
Agora, se ela fecha a cara e diz:
– Porque?
Pessoa que nem sabe a fase da lua, que acha que ela é apenas um satélite mesmo e que acha ridículo ficar olhando para o céu. Além do mais, o capítulo da novela de ontem foi imperdível! É a típica pessoa mau amada, que fica infeliz com a felicidade alheia mas se acha a melhor pessoa da face da terra.Dá a vida por uma fofoca e se for destrutiva, faz questão de espalhar. Podem até ser bonitas, malhadas, mas o veneno escorre. Vampiros e vampiras de plantão, sugam a energia até do seu sorrriso… Chuta que é macumba!
Graças a Deus, eu me encaixo na primeira pessoa, mesmo não tendo visto a lua ontem…Mas sempre que dá, paro para me deslumbrar. Sozinha ou acompanhada, acho que a vida vale a pena ser admirada. E faço questão de falar com todo mundo que está a minha volta (ou suspirar por um momento só meu) que aquela bolona branca e brilhante está lá em cima, olhando para mim. Influenciando o meu humor, meu amor e me fazendo mais humana, exatamente por ser tão deusa. E você, viu a lua ontem?