Será lançada, no próximo dia 8 de março, uma plataforma inédita para apoiar a inclusão de mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho. Fruto de parceria entre a prefeitura de Santarém (PA) e a União Europeia, a plataforma Mulheres do Tapajós é um dos resultados do Open Master 2021, imersão voltada à solução de problemas públicos promovida pela Agenda Pública.

O lançamento celebra o Dia Internacional da Mulher com uma solução tecnológica propositiva para o combate à violência de gênero. O app será também apresentado à outras prefeituras durante a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece este mês.

A plataforma reunirá instituições que fornecem qualificação profissional, um banco de dados com currículos, ofertas de microcrédito e ainda um canal para que vítimas de violência possam pedir socorro. Por meio de um aplicativo, mulheres de Santarém e de Goiás (GO) poderão oferecer denúncia e acionar socorro.

“O nosso desafio foi pensar em uma solução alternativa para a mulher que se reconhece em uma situação de violência e vê este ciclo perpetuado em função da dependência financeira do agressor”, afirma Roselene Andrade, mentora da edição 2021 do Open Master e chefe de planejamento de políticas públicas da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Santarém.

Ao analisar o tema, participantes da formação defenderam que o problema faz parte de um ciclo complexo, muitas vezes perpetuado por dependência financeira, patrimonial e até mesmo psicológica que as vítimas possuem do agressor. As principais questões abordadas na imersão foram como acabar com esse ciclo e melhorar a aplicação de políticas municipais no tema.

“O grupo fez todo um trabalho de pesquisa e entrevistas com os profissionais que atuam na rede de enfrentamento à violência contra a mulher e chegou à conclusão de que tínhamos um trabalho sendo realizado, mas de forma desarticulado. A plataforma enfatiza a importância da atuação do governo local, mas aponta caminhos para atuação em sinergia com demais atores da sociedade civil, explica Roselene.

O projeto foi desenvolvido em convênio com o município de Guimarães, em Portugal, responsável pela tecnologia de formatação da plataforma.

Open Master 2023

A Agenda Pública inicia em 18 de março a edição 2023 do Open Master. Ocorrerão cinco encontros quinzenais online com a abordagem de temas relacionados ao trabalho como a economia informal, a empregabilidade dos jovens e o empreendedorismo de sobrevivência. Já outro grupo de assuntos irá tratar do desenvolvimento local da Amazônia, o que engloba a agricultura familiar e o aperfeiçoamento de instituições públicas responsáveis pelo desenvolvimento da região.

“É consenso que é necessário aprimorar os serviços públicos no Brasil. A questão que muitos não sabem responder é: ‘como fazer isso’? A resposta é buscar o estudo. E o melhor caminho é promover experiências de aprendizagem que apresentem os desafios vividos pelo serviço público e que ressaltem a importância de olhar para quem vai receber essa prestação de serviço”, defende Sergio Andrade, cientista político e diretor executivo da Agenda Pública.

A jornada do Open Master compreende desafios temáticos; elaboração de projetos em grupo; imersão em problemas do setor público e a criação de soluções práticas. Em 2020, o Open Master deu origem à moeda social Araribóia de Niterói (RJ). A iniciativa foi implantada em dezembro de 2021.

Após um ano, mais de R$ 106 milhões já tinham sido injetados na economia da cidade carioca e mais de 31 mil famílias haviam sido beneficiadas. A Moeda Araribóia possui o mesmo valor que o real e é dada a pessoas em situação de vulnerabilidade social como uma forma de incentivar o comércio em regiões periféricas.

Quem é a Agenda Pública

A Agenda Pública é uma organização da sociedade civil que atua há mais de uma década pelo desenvolvimento sustentável e aprimoramento dos serviços públicos brasileiros. Implementa soluções, aprimora a governança e desenvolve equipes intersetoriais com o objetivo de tornar os serviços públicos mais simples, inteligentes e humanos.