“Mulher é bicho esquisito. Todo mês sangra”. Estas são as frases cantadas por Rita Lee na música “Cor de Rosa Choque”, sucesso de 1982 que exalta a força feminina. De acordo com dados levantados pela Sociedade Norte-americana de Menopausa (NAMS), cerca de 90% das mulheres em idade reprodutiva apresentam sintomas de cólica menstrual e, em média, 10% destas apresentam a forma incapacitante. Contudo, mesmo com estes dados expressivos, sabemos que as cólicas são naturalizadas por muitas pessoas. Afinal, quem nunca acordou com essa dor mas foi trabalhar de qualquer forma? Ou ouviu de alguém que sua queixa era um drama?
De acordo com a terceira edição da pesquisa Women @work, realizada pela empresa de consultoria Deloitte, 1 a cada 5 mulheres no mercado de trabalho têm problemas de saúde relacionados à menstruação. Cerca de 5 mil mulheres, em dez países, foram entrevistadas entre outubro de 2022 e janeiro de 2023. Entre as brasileiras, 49% trabalham mesmo que estejam sofrendo com cólicas – a média global é de 16%.
A cólica sentida perto ou durante o período menstrual é um sinal de que seu útero está se contraindo para que o sangue possa descer. Quem tem sabe que é uma dor na região pélvica que vem, passa, vem de novo e assim vai, continuando por horas dessa formas, podendo até irradiar para as costas e pernas. O fato que precisamos trazer à tona é: sentir dor não é normal. É necessário ter consciência dos processos fisiológicos do corpo e encontrar alternativas de bem-estar.
Há algumas práticas que aliviam as cólicas menstruais rapidamente e a curto prazo, de forma não medicamentosa. Para que você possa ter um ciclo menstrual mais confortável, confira abaixo dicas para aliviar as dores das cólicas menstruais:
1 – Utilizar uma bolsa térmica de sementes
As avós sempre souberam: usar fontes de calor na região do ventre ajuda – e muito – no controle da dor. A Herself, femtech pioneira na América Latina no desenvolvimento de biquínis menstruais, tem em seu portfólio de produtos uma bolsa térmica de sementes, feita de materiais orgânicos através da combinação de camomila e erva doce, ideal para auxiliar no relaxamento. Ao contrário da bolsa de água quente, que costuma ser de um material mais rígido e menos confortável, a bolsa térmica de sementes se adapta a diferentes partes do seu corpo. As sementes absorvem o calor rapidamente, penetrando no corpo de forma mais eficaz que outros métodos. O uso da bolsa térmica de sementes garante rápida desinflamação e alívio na área desejada.
2 – Pressão no ventre
Massagear o ventre e a parte inferior das costas com a ponta dos dedos pode ajudar no alívio das cólicas. Este é o momento para recorrer às técnicas de massagem. Ficar deitada e colocar um travesseiro, almofada ou cobertor enrolado contra o corpo, de bruços, também pode ajudar, apesar de variar de pessoa para pessoa as posições mais confortáveis.
3 – Utilizar calcinha absorvente
Para as mulheres mais sensíveis, o uso de protetor menstrual interno, como absorvente interno e coletor menstrual, pode causar uma leve pressão e desconforto das cólicas. Nestes casos, os protetores menstruais externos podem ser um alívio, visto que eles ficam fora da vagina. A calcinha absorvente tem sua parte interna confeccionada em algodão para garantir que a região não fique abafada, mantendo a saúde íntima equilibrada. Este produto substitui os absorventes descartáveis e pode ser utilizado sem nenhum outro protetor associado.
4 – Ingerir bebidas quentes
Bebidas quentes dão conforto e podem ajudar muito! Por isso, escolha os chás naturais e com propriedades tranquilizantes, como o de camomila, que possui propriedades anti-inflamatórias e produz glicina, um aminoácido que reduz os espasmos musculares e deixa o útero mais relaxado, enfraquecendo as cólicas. Além de camomila, chá de gengibre, hortelã, funcho e orégano também auxiliam no alívio da dor de forma natural. Recomenda-se evitar ao máximo bebidas estimulantes, como café e refrigerantes.
5 – Fazer exercícios físicos
Por mais que pareça discurso manjado, não é. Em síntese, os exercícios físicos liberam endorfina, que funciona como um analgésico natural. Da mesma forma, se exercitar com regularidade também ajuda no equilíbrio hormonal e no fortalecimento dos músculos. Consequentemente, experimentamos cólicas mais leves durante a menstruação, além de vários benefícios para a saúde em geral.