Museus e Centros de Referência públicos municipais geridos pela Prefeitura de Belo Horizonte participam da 21ª Semana Nacional de Museus, que será realizada de 15 a 21 de maio de 2023. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, com diversas atividades em museus de todo o país, o evento tem como temática “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

Em Belo Horizonte, a programação será totalmente gratuita e vai contar com inauguração de exposições, apresentações artísticas, rodas de conversa, sarau, entre outras atrações. A programação pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Confira a programação do Museu da Moda:

Conhecer para Valorizar: a Conservação Têxtil

Apresentações e discussões sobre Conservação Têxtil, conduzidas pela Prof. Dra. Soraya Coppola, da Escola de Belas Artes da UFMG, em diálogo com os alunos do curso de Design de Moda.

Dia 15 de maio, às 19h
Acesso: Gratuito – sujeito a lotação do espaço
Público: Estudantes e interessados no tema conservação têxtil
“Feito a mão e com o coração: o nascer sustentável de uma roupa”

Roda de Conversa com as professoras Elisa Sayuri, Lara Rogedo e Carolina Franco, 4ª geração do Corte Centesimal.

A pergunta “quem faz sua roupa?” se tornou conhecida na Moda Sustentável. Hoje, na economia da moda, busca-se responsabilidade social e ambiental, valorizando não só os processos de construção do vestuário, mas o entendimento de toda a cadeia têxtil. O que é moda sustentável? Que tecido usar? Quais são as costuras possíveis para um futuro mais sustentável?

Dia 17 de maio, às 19h
Acesso: Gratuito
Público: Geral
Apresentação Musical: Madrigal Renascentista

Concerto de canto coral na modalidade “à capela”

Dia 18 de maio, às 19h
Acesso: Gratuito – retirada de senha a partir de 18:30 na porta do museu
Público: Geral

Desfilando a Pampulha

Inspirada nos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade, a artista e designer de moda Letícia Arrighi, desafiou suas alunas do curso de artes da turma 60+ do SESC MG, a desenvolver e desfilar uma coleção conceitual , criada através da ressignificação de peças garimpadas em brechós e do reaproveitamento têxtil, realizado com a confecção de fuxicos, elementos recorrentes nas obras da artista.

Data: 19 de maio, às 19h
Acesso: Gratuito – retirada de ingressos no Sympla
Público: Geral

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, com o objetivo de mobilizar os museus de todo o país em torno de uma agenda. A escolha do tema, definida anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.