Espetáculo no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes será apresentado pelo DJ Evandro MC e contará com os convidados especiais DJ A Coisa, Os Amigos das Antigas, Enigma Dance e União Rap Funk

Para celebrar a cultura dos bailes e danceterias, a Fundação Clóvis Salgado apresenta o evento “O Som das Quadras”, com o objetivo de dialogar com a cultura urbana periférica da cidade. O evento traz para o palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, no dia 19 de maio (sexta-feira), às 20h, diversas apresentações comandadas por Evandro MC, com a presença especial de vários convidados: DJ A Coisa, Os Amigos das Antigas, Enigma Dance e União Rap Funk. Em “O Som das Quadras” também contará com o lançamento da Mostra “O Cinema de Sembène”, do Cine Humberto Mauro. A programação será gratuita com retirada de ingressos on-line, pelo site da Eventim, ou presencialmente, nas bilheterias do Palácio das Artes.

Homenageando os bailes das quadras e danceterias dos anos 1980 e 1990, “O Som das Quadras” busca celebrar a tradição desse movimento cultural com seus 40 anos de história, que ainda mostra sua influência nos dias atuais. A proposta é ofertar ao público o resgate da cultura dos bailes, tendo como referência a cultura hip-hop nova-iorquina contemporânea.

(954) Esse som e top , Isso sim era diversão . . – YouTube 

A razão pela qual o DJ Evandro MC, idealizador do evento, escolheu potencializar e renovar o cenário cultural com tais estilos musicais, foi sob a percepção de que se precisava quebrar o mito da cultura voltada apenas para o público jovem. “Esse evento é pensado para resgatar a prática dos bailes, promover saúde e bem-estar, levar para o público adulto a certeza de que essa cultura nunca acabou”, explica.

O baile no Grande Teatro do Palácio das Artes contará com a apresentação de Evandro MC e diversos convidados: DJ A Coisa discotecando na pickup (equipamento básico de um DJ), os Amigos das Antigas, que irão representar vários passinhos da época, além do grupo Enigma Dance apresentando coreografias sincronizadas. O espetáculo também contará com a participação especial do grupo União Rap Funk, pioneiro da cultura urbana mineira, tocando seus maiores sucessos musicais – dentre eles, a canção “Alô DJ”.

Na ocasião também será feito o pré-lançamento da mostra “O Cinema de Sembène”, com a exibição de um curta-metragem do diretor de filmes senegalês, produtor e escritor, Ousmane Sembène, que viveu 84 anos. Reconhecido como o pai do cinema africano, trabalhou com a crítica ao imperialismo e a colonização. Sua filmografia representa fortes pontos de vista da identidade cultural africana, utilizando o cinema como força política.

EVANDRO MC – além de idealizador do Som das Quadras, é DJ e MC, possuindo ao longo de sua carreira grandes sucessos e participações especiais como com o grupo Black Soul, Jota Quest, dentre outros.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

 

SERVIÇO:

O SOM DAS QUADRAS | 40 ANOS DE CULTURA DOS BAILES

Local: Grande Teatro Cemig – Palácio das Artes

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537

Data: 19 de maio de 2023, às 20h

Acesso Gratuito

Classificação Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400