Consultora de negócios de moda e estilo, a mineira Jessica Amaral atende desde lojistas já estabelecidos, que precisam dominar o universo digital, até quem começa os primeiros passos para empreender no setor. Seu trabalho já ajudou a dinamizar estratégias, impulsionar engajamento de marcas e aumentar o faturamento de mais de 300 empresas e profissionais no Brasil, especialmente em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Com público majoritariamente feminino (90,6% dos alunos), Jessica Amaral é habilitada pelo curso Coolhunting de Moda, em Paris, e trabalhou como lojista do segmento de semijoias em Minas por oito anos. Em 2020, já morando em São Paulo, desenvolveu o curso on-line Plano de Liderança na Moda, que capacita empreendedores e lojistas para oferecer produtos e serviços de qualidade e de alto valor agregado.
Por meio do método “Ciclo do Crescimento Eficaz”, a proposta de Jessica é ser uma ponte entre a alta moda e o mercado prêt-à-porter. “A segmentação e o planejamento de imagem são fundamentais para que o ‘ciclo de crescimento de marca’ seja eficaz. Liderança constante, consolidação de produto, estruturação de marketing e gestão de vendas são as etapas cruciais para esse processo”, define ela.
Transitando em diversos universos da moda, Jessica Amaral tem como diferencial trazer uma linguagem mais acessível ao público. Desde o luxo ao low profile, do varejo ao atacado, suas mentorias atingem os profissionais que buscam otimizar as tendências do setor, proporcionar melhor experiência aos clientes e ter um faturamento consistente. A expert traduz conteúdos e estratégias em uma linguagem simples e acessível, com sólido conhecimento de bastidores e marcas, além de realizar atendimento VIP a lojistas junto a fornecedores.
Consultoria de negócios
O Plano de Liderança na Moda se baseia em quatro pilares: Produto, Gestão, Marketing e Vendas. “Na Curadoria de produtos basicamente, auxilio os lojistas na estratégia de compras assertivas e construção da pirâmide de produtos, por meio de exercícios práticos, visando evitar compras erradas e garantindo um mix equilibrado e direcionado ao público-alvo”, diz a consultora.
No pilar Gestão, Jessica ensina a gerir o estoque, clientes, equipe, tempo e finanças. “Já no pilar Marketing, explico como despertar desejo na marca, aumentar a percepção de valor do produto por meio de ações, conteúdo estratégico que vende, marketing colaborativo e marketing de influência.”
Em Vendas, por sua vez, Jessica capacita os profissionais a alcançar metas e fidelizar o cliente, oferecendo técnicas de profissionalização, excelência no atendimento ao cliente e estratégias de vendas, incluindo o PVA, o Plano de Vendas Ativa. “É um método para recuperar aqueles clientes que perguntam o preço e, geralmente, não voltam mais”, revela.
Em crescimento acelerado, com a operação de seu curso on-line dobrando de tamanho a cada lançamento, Jessica deve ultrapassar a marca de 500 novos clientes em 2023, a maior parte deles concentrados nas faixas de 25 a 34 anos (42%) e de 35 a 44 anos (28%). “Ensino os alunos a identificar oportunidades de negócio, lidar com objeções e construir relacionamentos duradouros, aumentando suas chances de sucesso”, finaliza Jessica.