Hoje vou reproduzir uma entrevista que dei para o Grupo Pérolas de Minas de Combate ao Câncer de Mama. Como uma das Madrinhas dessa causa, fiquei muito honrada em ajudar com o meu conhecimento em moda  mulheres que estão passando por momentos tão difíceis. Confira!

     c6

Pérolas de Minas: É possível elevar a autoestima depois de uma mastectomia?

Provavelmente é uma tarefa árdua, mas mulher nasce guerreira. A mama faz parte da nossa feminilidade, mas também as costas, lábios, pernas e todo o nosso corpo. Sempre falo que devemos chamar a atenção para aquilo que mais gostamos e disfarçar aquilo que nos incomoda. Toda mulher ´é múltipla, com belezas raras e devemos ter consciência disso. Pense em você como um ser completo e valorize cada cantinho do seu corpo…Vale a pena!

Pérolas de Minas: Que tipo de decotes usar para quem fez este procedimento para que não fique muito aparente a retirada da mama?

Decotes em V profundo não devem ser usados para quem quer esconder o procedimento. Prefira os mais altos, tipo canoa e todos que forem mais rentes ao pescoço. Olha essas sugestões:

c1

Para dar um up, eleja belos colares para mudar o visual.Eles tiram a atenção do decote e deixam qualquer look mais feminino. Olha como usar com cada tipo de decote:

c2

Pérolas de Minas: Como a mulher pode se produzir para minimizar os efeitos do tratamento de quimioterapia, como perda do cabelo, ganho de peso, pele amarelada e etc.

A perda de cabelo pode ser disfarçada com o uso de lenços e turbantes que também estão na moda. O ganho de peso com roupas mais clássicas e tecidos estruturados. Evite estampas chamativas e tecidos fluidos. Blusas e vestidos transpassados ajudam a disfarçar a barriguinha, manga ¾ escondem as gordurinhas do braço e as calças retas e mais escuras equilibram os quadris.

Pérolas de Minas: Lenços ou turbantes tem que necessariamente estar combinando com a roupa?

Não necessariamente. Eles devem conversar com a roupa, ter o mesmo estilo. Se o look é mais informal, o turbante pode ser de algodão e super colorido. Já em ocasiões mais requintadas, ele pode ter algum brilho e deve ser de tecidos nobres, como a seda, por exemplo.

c4

INFORMAL

c3

FORMAL

Pérolas de Minas: Quais as dicas que podem ajudar a renovar a beleza feminina no tratamento de um câncer?

Com todas as mudanças derivadas da doença, cada parte do corpo vai pedir cuidados diferenciados. Os cabelos vão estar mais finos, a pele ressecada, a auto estima abalada. Pesquisando na internet, achei uma página muito bacana que trata de cada uma dessas questões, vale a pena dar uma olhada: http://quimioterapiaebeleza.com.br/interna.php?pagina=editorias&id_editoria=4

Pérolas de Minas: Estou careca e ai o que usar?

Lenços, chapéus, turbantes, tudo o que gostar e quiser!

Pérolas de Minas: Como usar os lenços?

Os lenços podem ser amarrados de várias maneiras, depende do estilo de cada uma. Prefira os tecidos mais leves e estampas clássicas para a noite e abuse das cores durante o dia. Eles sempre devem harmonizar com o resto do look.Nesse link tem várias ideias bacanas: http://vencemosocancer.blogspot.com.br/2014/12/lencos-pra-que-te-quero-beleza-pra-que.html

c5

Pérolas de Minas: Podemos usar chapéus em qualquer, lugar, ambiente? Qual horário devo evitar de usá-los?

Os chapéus devem ser usados preferencialmente de dia e em locais abertos. Quando for se sentar à mesa, ele deve ser retirado como regra de etiqueta. As abas menores são sempre mais femininas e ajudam a afinar o rosto. Abas grandes também são mais úteis de dia, para proteger a pele.Se a função for puramente enfeitar, ele pode ser usado de noite com algum brilho também, em festas.Tem dicas bacanas aqui:
http://papofeminino.uol.com.br/mulher/moda/cinco-dicas-para-usar-chapeu/

Pérolas de Minas: Optando por não usar lenços e nem chapéus, que tipo de bijuterias usar estando careca?

Preferencialmente brincos mais discretos e menores. Abuse de pulseiras, colares e anéis para contrabalançar com o tamanho dos brincos. E lembre-se sempre que é uma fase a ser superada. Todos os dias enfrentamos desafios para nos tornarmos pessoas melhores. Esse é só mais um. E vai passar!