Museu do Futebol traz exposição itinerante ao CCBB de Belo Horizonte (MG) e tá show! Patrocinada pela Motorola, mostra “Museu do Futebol na Área” já passou por Recife e Rio de Janeiro e ficará em cartaz na capital mineira entre os dias 15 de agosto e 15 de outubro de 2018. Vale a pena conferir!
O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, trouxe a Belo Horizonte (MG) a exposição itinerante “Museu do Futebol na Área”, patrocinada pela Motorola por meio da Lei Rouanet, que conta com apoio de tecnologia da Epson. A mostra fica em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) da capital mineira entre os dias 15 de agosto e 15 de outubro deste ano, sempre com entrada gratuita, e fará parte da celebração de cinco anos do CCBBBH.
A exposição “Museu do Futebol na Área” faz parte da programação de celebração do décimo aniversário do Museu do Futebol, um dos três equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo que estão entre os dez melhores do Brasil segundo ranking do site “TripAdvisor”. Em 2018, já passou por Recife e Rio de Janeiro, cidades em que somou mais de 40 mil visitantes.
Anteriormente, de 2015 a 2017, a mostra havia percorrido municípios do Estado de São Paulo e atingido mais de 70 mil pessoas. “Museu do Futebol na Área” reproduz parte da experiência que já encantou mais de 3 milhões de pessoas na sede do equipamento cultural, em São Paulo, e ainda inclui uma série de conteúdos locais em cada cidade que recebe o projeto itinerante.
Em Belo Horizonte, por exemplo, os visitantes poderão ver a camisa usada por Jair Bala (América-MG) na decisão do Campeonato Mineiro de 1971, quando ele anotou o gol do título, além de um uniforme vestido por Dadá Maravilha em sua primeira temporada no Atlético-MG (1969), uma camisa que Tostão utilizou no Cruzeiro (com autógrafos dele, de Piazza, de Dirceu Lopes e de Raul Plasmann) e um uniforme do Villa Nova-MG de 1978, ano em que o clube disputou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Outros elementos presentes na exposição principal do Museu do Futebol em São Paulo, como as salas “Origens” e “Números e Curiosidades”, também foram reproduzidos com foco no futebol mineiro. O esporte ainda aparececomo linha narrativa para assuntos como cultura e sociedade – uma vitrine que aborda sua relação com a música, por exemplo. A mostra estará no pátio e nas galerias do térreo do CCBB-BH.
A exposição “Museu do Futebol na Área” é uma experiência audiovisual desenvolvida por integrantes do time que desenvolveu o museu, como os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle. A exposição tem patrocínio da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e apoio da Epson, que desde a inauguração no Pacaembu concede sua tecnologia para projeção das imagens, e da Urso Filmes.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão.
A exposição “Museu do Futebol na Área”
A mostra “Museu do Futebol na Área” aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro. Para isso, alguns ambientes contam com informações sobre o futebol vivido em cada cidade da itinerância. A Sala das Origens, por exemplo, tem um vídeo e imagens do período em que o esporte chegou ao Brasil e se profissionalizou, entre o final do século 19 e as primeiras décadas do século 20.
Já a Sala Números e Curiosidades, composta por placas ilustradas por frases famosas, regras e recordes do esporte, recebe nessa edição do projeto uma vitrine especial com camisas históricas de América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro e Villa Nova-MG. Ídolos dos clubes, bem como frases de personalidades da literatura e música, estarão representados na exposição a partir das suas relações com o futebol.
A Sala das Copas do Mundo reconta todos os mundiais, de 1930 ao fatídico 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira em 2014, no MIneirão. Tal como ocorre na sede do museu, a história dos mundiais entrelaça-se ao contexto político e cultural de cada período. A Sala dos Gols e do Rádio relembra dezenas de gols e locuções que marcaram época. Interativa, o visitante escolhe o narrador ou o radialista e assiste a vídeos presentes nas salas de mesmo nome no Museu do Futebol.
A exposição ainda conta com uma instalação chamada Versus, criada especialmente para esse projeto pelo artista multimídia Tadeu Jungle. A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores, acompanhando reações e capturando a emoção contida em um jogo.Em “Museu do Futebol na Área”, o público também terá a chance de experimentar algumas das atrações interativas propostas pelo museu, como mesas de futebol de botão e totó (pebolim).
O conteúdo interativo na exposição
A interação dos visitantes com a exposição será reforçada pelos Moto Snaps, tecnologia exclusiva da Motorola, que permite transformar os smartphones da família Moto Z naquilo que você mais precisa, como uma câmera 360 graus, um projetor ou alto-falante.
Quem visitar a mostra poderá usar o smartphone, por exemplo, para registrar a experiência com o Moto Snap 360 Camera e baixar sua imagem no site do Museu do Futebol. Além disso, poderá experimentar o Moto Snap Gamepad, um módulo que transforma o smartphone em um console portátil com joystick completo. A tecnologia será oferecida ao público pelos educadores da exposição, responsáveis também por visitas monitoradas de grupos previamente agendados.
“O futebol é uma paixão nacional e expressão da nossa cultura. Acreditamos que por ser democrático ele tem o poder de conectar as pessoas. Por isso, estamos muito felizes em poder levar essa exposição itinerante a outros lugares do Brasil, principalmente por estar em cidades que fazem parte da nossa plataforma de marca #hellocidades”, disse Bruno Couto, head de Marketing da Motorola.
Sobre a exposição “Museu do Futebol na Área” em Belo Horizonte
Data: de 15 de agosto a 15 de outubro de 2018
De quarta a segunda, das 9h00 às 21h00
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – ccbbbh@bb.com.br
Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte (MG)
Entrada gratuita
Patrocínio: Motorola
Realização: Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Museu do Futebol
Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.
A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O percurso está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).
“A Epson tem apoiado o Museu do Futebol desde a sua inauguração, no estádio do Pacaembu. Por isso, estamos orgulhosos em participar da exposição itinerante com nossos equipamentos de projeção. Este é um projeto muito importante, pois leva boa parte do acervo que conta a história do nosso futebol e do país para pessoas de outras cidades que ainda não tiveram a oportunidade de visitá-lo em São Paulo”, comenta Gabriel Gonçalves, gerente Regional de Negócios da Epson Brasil.
CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:
museudofutebol.org.br/visite/agenda/
OUTRAS FORMAS DE CONTATO:
Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais. Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura: www.estadodacultura.sp.gov.br