A interação com o lúdico através do videogame e a história das artes aplicadas são alguns dos temas da programação

Durante o mês de julho, o Museu de Arte Moderna de São Paulo oferece novos cursos online para o público interessado em cultura, artes, moda, história, filosofia e videogames.

Ao todo, são oferecidas quatro opções: ‘Videogames! Arte e interação no mundo de hoje’ com Francisco Tupy, designer responsável pela construção do Mam no Minecraft, ‘história das artes aplicadas’ com Felipe Martinez, ‘moda, arte e filosofia: diálogos contemporâneos’ com Brunno Almeida Maia e ‘Poética da Terra – ateliê virtual: produção dos pigmentos naturais’ com Denise Valarini.

As atividades são ao vivo por meio de plataforma de videoconferência, com aulas gravadas disponibilizadas por tempo determinado. Para conferir os planos de aula completos de cada curso, acesse mam.org.br/cursos/ .

Confira a programação completa:

História das artes aplicadas com Felipe Martinez

O curso propõe um percurso pela história da arte a partir da diferença entre as belas-artes e as artes aplicadas, mostrando como essa distinção varia historicamente e está ligada à posição dos artistas na divisão social do trabalho. O percurso começa com uma reflexão sobre o mercado de arte ao longo da tradição ocidental, especialmente nos períodos renascentista e barroco. O próximo passo é tratar do trabalho artístico no mundo capitalista, e discutir modalidades artísticas como o design, as artes gráficas, o mobiliário, entre outros.

Quando: 5 a 26 de julho de 2021 | segundas-feiras, das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: artistas plásticos, atelieristas, professores e interessados em geral
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC de São Paulo e foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, na Holanda.

Moda, arte e filosofia: diálogos contemporâneos com Brunno Almeida Maia

O que a coleção de Inverno 2007 da Balenciaga por Nicolas Ghesquière, tem a ver com a revolução política? Qual o diálogo entre o pensador alemão Walter Benjamin, e a coleção Mondrian de 1965 de Yves Saint Laurent? A partir dessas e outras inquietações, o curso parte dos escritos do filósofo, ensaísta e crítico alemão Walter Benjamin sobre a Moda e as roupas no contexto do capitalismo cultural do século XIX, propondo uma leitura do momento atual, a partir da relação entre a Moda e a Filosofia.

Quando: 6 de julho a 10 de agosto 2021 | Terças-feiras, das 19h às 21h
Duração: 6 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00 em até 4 parcelas

Brunno Almeida Maia é professor convidado da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do Centro Universitário Belas Artes. Já ministrou aulas sobre a relação entre a literatura e a moda em espaços como Fundação Ema Klabin, Adelina Instituto Cultural, entre outros. Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015). Foi facilitador pedagógico do módulo Formação em cidadania e direitos humanos do programa “Transcidadania” iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu próximo livro de gênero ensaístico “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos)

Videogames! Arte e interação no mundo de hoje com Francisco Tupy

As aulas apresentarão informações sinérgicas de áreas como: artes, games e história. De maneira a criar repertório sobre cada temática independente de sua relação com os games. O objetivo é promover uma reflexão sobre o lúdico no contexto da interação com uma tela, até padrões estéticos, passando por relações humanas.

Quando: 7 a 28 de julho de 2021 | Quartas-feiras, das 19h às 21h

Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas

Francisco Tupy é professor, palestrante e game designer. Doutor e mestre sobre aplicação de videogames na educação e comunicação pela USP. Formação em pedagogia e inovação pela UCSB da Califórnia e Krishnamurti Foundation of America. Professor embaixador da Vila de Refugiados de Kakuma – Kenya. É responsável pela construção do Mam no Miencraft. Membro fundador do Projeto Mundial SDG Kid´s Avangers. Coordenador Pedagógico do projeto #HistoryBlocks (Unesco e Agência África) presente em 90 países. Bicampeão no evento Mundial “Educator Exchange”: pitching de projeto educativo em 2015 (Seattle) e palestra interativa em 2016 (Hungria).

Poética da Terra – ateliê virtual: produção dos pigmentos naturais com Denise Valarini

Caminhar. Coletar elementos naturais nos jardins, nas cozinhas, nas matas para produzir pigmentos naturais a partir dessas matérias-primas é o objetivo deste curso. Será apresentado aos participantes a extração de pigmentos minerais e vegetais com ênfase na produção de laca natural. Ao final, os participantes poderão criar seus próprios pigmentos minerais e/ou vegetais, tintas e materiais com elementos naturais como bico de pena, pinceis e giz de cera.

Quando: 19, 22, 26 e 29 de julho de 2021 | Segundas e quinta-feiras, das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: artistas plásticos, atelieristas, professores e interessados em geral
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas

Denise Valarini Leporino é licenciada em Artes Visuais com ênfase em Design pela Puc- Campinas e mestra pelo Instituto de Artes da Unicamp. Atua como docente na Faculdade Unimetrocamp, no Curso de Pedagogia. É fundadora do Projeto Poética do Habitar, investigando a extração de pigmentos e produção de materiais naturais em conexão com a natureza. Atuou como Docente na Universidade do Vale do São Francisco ministrando a disciplina de Poéticas Visuais. Coordenou projetos artísticos em Ong’s destinadas às pessoas com deficiência intelectual. Investiga metodologias no Ensino de Arte Contemporânea para crianças. Trabalha com formação de Professores e é professora na rede particular de ensino.